A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, anunciou nesta terça-feira (22), a Retomada Esportiva. Durante o evento, a administração municipal também fez o lançamento do projeto Goiânia Esporte. Inicialmente, a Retomada Esportiva significa a volta de várias modalidades amadoras e profissionais. Todas organizadas e apoiadas pelas duas entidades, por toda a cidade, ao longo do ano. Os eventos esportivos estavam suspensos, devido a pandemia da Covid-19. No entanto, em 2021, alguns eventos esportivos foram retomados. Na ocasião, o prefeito Rogério Cruz destacou a importância da volta dos esportes.

“Hoje a Prefeitura está se preparando para dar oportunidade aos atletas e aos que gostam de esporte. Mesmo sem conhecer ou praticar nenhuma modalidade, as pessoas poderão a partir de hoje (22), participar através desses eventos da Prefeitura. Desde o ano passado, temos em cinco partes de Goiânia, a iniciação esportiva. Elas funcionam de segunda a sexta, das 8h às 22h”, explicou o prefeito.

Ainda assim vale ressaltar que são diversas modalidades e competições. Dentre elas, a Copa Master de futebol, Taça das Favelas, Meia Maratona Internacional de Goiás e Circuito Goiânia de corrida de rua. As competições voltadas ao paradesporto também voltarão a contar com o apoio tanto do município, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

Projeto Goiânia Esporte

Prefeito de Goiânia Rogério Cruz - Retomada Esportiva
Foto: Paulo Massad / Sagres Online

Outra novidade para o mundo do esporte é o lançamento do projeto Goiânia Esporte. A princípio, trata-se de um subsidio aos atletas profissionais de alto rendimento. Isso contribuirá com despesas nas disputas de diversas modalidades. Seja no Estado, no Brasil ou internacionalmente. Além disso, o projeto contemplará cerca de 300 atletas. O investimento será de R$ 800 mil reais, para 2022.

“É uma importância muito grande. Eu e o secretário Álvaro observamos isso ainda quando vereador. Tivemos a oportunidade de ajudar vários jovens e crianças que procuravam o apoio dos vereadores para poder participar de competições, até mesmo no Estado de Goiás. Então, hoje podemos ter essa oportunidade e capacidade da Prefeitura de Goiânia para poder colaborar com os atletas de alto rendimento”, reforçou Rogério Cruz.

Álvaro Alexandre

Álvaro Alexandre Secretário Municipal de Esportes
Foto: Paulo Massad / Sagres Online

Secretário Municipal de Esportes de Goiânia, Álvaro Alexandre destacou a importância do Projeto Goiânia Esporte. “Era um sonho do prefeito Rogério Cruz e meu também, de trabalhar esse fomento com os atletas de alto rendimento. Às vezes, são convocados para eventos esportivos não só no estado, mas também fora e não têm condições de viajar. Esse fomento será muito importante para que a gente tenha representantes em competições nacionais e mundiais”, explicou o secretário.

Em relação aos beneficiários, serão apenas atletas e não se aplica a federações. Por se tratar de um valor total pré-definido à disposição dos atletas, serão contemplados os melhores ranqueados em suas devidas modalidades. Para participar da seleção, são exigidos documentos tanto dos atletas quanto das federações. Embora sejam cerca de 300 vagas disponíveis para esse ano, não existe um limite de atletas de uma mesma modalidade beneficiados. Desde que a federação específica e o atleta cumpram todos os requisitos de ranking e documentações. Ainda assim, os recursos são para atletas e paratleta de alto rendimento.