O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), inaugurou mais dois trechos do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns, Puama, no Setor Faiçalville, na região sudoeste da capital. O local é o marco zero das obras do parque linear.

De acordo com o prefeito Paulo Garcia, essa era uma área degradada onde foi implantado um programa de primeiro mundo. “Nós temos ciclovias, pistas de caminhadas, nós temos parques para realização de exercícios físicos e de convivência social, parques infantis, preservação ambiental, reflorestamento da várzea dos córregos, prevenção de erosão, retirada de esgotos clandestinos. Essa região se transformou,” avalia.

O coordenador geral do projeto, Nelcivone Melo, conta que a ideia principal do parque é fazer com que a comunidade se aproprie do lugar para promover a integralização de famílias. “Além de recuperar ambientalmente o bairro, requalificar o bairro com novas ruas abertas, também, a comunidade ganha mais uma espaço de convivência, lazer e conforto,” aponta.

O presidente da Comurg, Edilberto Dias, também elogia a estrutura. “É um local de pedalar, de brincar. Aqui tem brinquedos, parque, natureza. Um local maravilhoso. Isso aqui ficou lindo demais. Eu adorei. Superou as minhas expectativas,” diz.

Quanto à segurança, o comandante passos, da guarda civil metropolitana, contou que 180 homens ficam responsáveis pela região. Porém, no momento, devido a greve da categoria o efetivo diminuiu. “Existe parte do efetivo que está paralisado. Essas pautas em relação a greve está sendo negociado diretamente com o paço municipal, porque se trata de reinvindicações da categoria com relação ao paço e não com a estrutura e operação da guarda civil,” conta.

O parque tem uma extensão de 24 quilômetros e alcança 130 bairros de Goiânia. Até agora foram entregues dois blocos do primeiro de onzes setores, em que foi dividido o projeto. A expectativa é que até o final da atual administração sejam entregues mais três etapas, do projeto que é considerado o maior da américa latina e tem recursos internacionais.