A Prefeitura de Goiânia lança nesta terça-feira (30) a campanha Bolsa com Afeto, ação que busca arrecadar bolsas com itens de higiene e beleza para mulheres que se encontram em situação de rua. A atividade é promovida por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

Leia mais: Após crise interna, Paço retira benefícios de auditores e prevê concurso para analista

Ademais, o ponto para coleta dos donativos será na sede da Secretaria da Mulher, localizada na Rua 74, número 423, edifício Popular, no Setor Central. Podem ser doadas bolsas em bom estado que tenham dentro itens de higiene pessoal e beleza, como sabonete, pasta dental, escova de dente, pente, absorvente, hidratante, protetor solar, desodorante, xampu, condicionador, frasco de álcool em gel, ou mesmo um batom.

Todos os itens arrecadados serão encaminhados para mulheres em situação de rua acompanhadas pela Casa de Acolhida II, no Centro Pop e aquelas que permanecem nas ruas. De acordo com pesquisa do Censo POP Rua 2019 realizada pela Universidade Federal de Goiás/Necrivi sobre o perfil da população de rua de Goiânia, existem cerca de 353 pessoas que residem pelas ruas da capital do estado. Dentre elas, 19% são mulheres. Um dos principais problemas de saúde pública que atingem estas cidadãs é a falta de acesso a produtos básicos de higiene íntima, como absorventes.

Leia mais: Seinfra planeja contratar consultoria para avaliar situação das obras de Goiânia

Tatiana Lemos, secretária da Mulher de Goiânia, a campanha Bolsa com Afeto visa contribuir para que as mulheres em situação de rua possam ter um maior autocuidado. “Precisamos ter um olhar mais atento a essa população mais vulnerável de Goiânia contribuindo com a melhoria das condições de saúde e a autoestima”, afirmou.