O chefe de gabinete e secretário particular José Alves Firmino realizou reunião do secretariado da Prefeitura de Goiânia nesta quarta-feira (13/10), no Centro Cultural Casa de Vidro, sobre o encerramento financeiro de 2021. O objetivo do encontro, segundo o auxiliar do prefeito, é finalizar o ano com organização orçamentária e encaminhar as prioridades elencadas no Plano de Governo.

Leia mais: Vereadores aprovam verba de gabinete de R$ 78 mil na Câmara de Goiânia

“Por isso o prefeito nos pediu essa reunião, para tratarmos das nossas contas e obrigações quanto ao orçamento. Ele não pôde participar em razão de compromisso, mas pediu empenho por parte de cada um”, declarou Firmino. “O equilíbrio das contas é essencial para realizar todos os compromissos da gestão”, acrescentou.

O secretário de Finanças, Geraldo Lourenço, reforçou a importância e a orientação do prefeito para que o Executivo finde o ano com organização orçamentária, cumprimento da Lei Orçamentária Anual (LOA) e anulação de empenhos nos casos em que eles não forem utilizados.

“O ano financeiro já está quase encerrado e o prefeito Rogério Cruz sempre foi muito claro conosco sobre o equilíbrio das contas e o pagamento em dia dos fornecedores continuados. Quem forneceu, precisa receber”, explicou o secretário.

Geraldo Lourenço também lembrou que os pagamentos dos fornecedores continuados precisam ser sincronizados em todas as Pastas.

“Se na Educação o fornecedor de outubro já recebeu, nas outras secretarias, os fornecedores do mesmo mês também já devem ter sido pagos, salvo em exceções, quando realmente não for possível”, declarou, acrescentando que, nos casos em que o recurso não for ser utilizado, o empenho pode ser cancelado. “Inclusive para investimento onde está precisando”, emendou.

O secretário de Governo, Arthur Bernardes, lembrou que a Prefeitura publicou decreto nesta quarta-feira (13/10) sobre a Comissão de Avaliação, Controle e Monitoramento com orientações.

“É muito importante que cada um de nós faça o seu dever de casa, que busquemos o equilíbrio e o correto investimento dos recursos públicos, conforme o prefeito Rogério Cruz nos orienta”, afirmou Arthur Bernardes. Todos os secretários da Prefeitura participaram da reunião.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia