A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), irá remover no próximo sábado (2/10) cerca de 50 pés de jamelão do canteiro central da Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás.

A retirada das árvores ocorrerá de forma intercalada ao longo de três quilômetros de extensão da via, onde novas espécies já foram plantadas, e tem o objetivo de evitar acidentes de trânsito causados pela queda dos frutos.

Leia mais: Secretário afirma que 80% dos imóveis em Goiânia não vão precisar do limitador do IPTU

Segundo o prefeito Rogério Cruz, a medida vai facilitar a mobilidade e trazer mais segurança para os condutores.

“Os jamelões deixam a pista escorregadia ao se misturar com a água da chuva, prejudicando a estabilidade de carros e motos, e provocam acidentes também quando os motoristas tentam desviar dos frutos”, afirmou o prefeito. “Por isso, já foi realizado o plantio de novas árvores na avenida e agora faremos a retirada desses exemplares”, disse Rogério Cruz.

De acordo com a Amma, a remoção dos pés de jamelão já foi autorizada em razão do tamanho das novas espécies que substituirão as árvores a serem removidas.

“Nós temos efetivado um plano de ações para substituir os jamelões nas vias de maior movimento na capital de forma gradativa, evitando grandes impactos tanto visuais quanto climáticos”, afirmou o presidente da Amma, Luan Alves.

O plantio das novas espécies entre os jamelões foi iniciado pela Amma ainda em 2018. “Agora, essas plantas já atingiram altura de 2,5 metros. Nesse estágio, as árvores precisam de mais luminosidade para desenvolverem copa e caule e o jamelão acaba prejudicando esse processo com sua sombra”, disse Luan Alves.

“Por isso, esse é o melhor momento para fazer a retirada e a Amma já inclusive marcou com um X os exemplares que serão removidos”, contou.

Planejamento

A Agência Municipal de Meio Ambiente tem mapeado os pés de jamelão e planejado a substituição da espécie desde o ano de 2017. Segundo mapeamento da Amma os jamelões estão presentes em 54 vias da capital.

Os setores com maior presença da árvore são Jardim Guanabara, Jardim Presidente, Jardim Planalto, Cidade Jardim, Novo Horizonte, Jardim Novo Mundo, Parque Amazônia, Jardim Atlântico, Vila Pedroso, Jardim Curitiba e Jardim Liberdade.

De acordo com estimativa da Amma, Goiânia tem cerca de 9 mil pés de jamelão. A espécie é originária da Índia e foi introduzida na arborização da capital há cerca de 20 anos. No entanto, a remoção dos jamelões precisa ser gradual, para que não haja grandes impactos no conforto térmico, na paisagem da cidade e na alimentação e abrigo de animais. Cerca de 20 tipos diferentes de árvores mais adequados à arborização urbana estão sendo utilizados pela Prefeitura em substituição aos pés de jamelão.

Além da espécie, as equipes de planejamento da Amma identificaram centenas de árvores com risco de queda que deverão ser removidas antes do período chuvoso. Entre elas, estão três exemplares de guapuruvus que serão retirados do Bosque do Buritis para evitar acidentes e prejuízos a outras árvores, que acabam sendo arrastadas durante a queda. No caso do Bosque, estão ameaçadas pelos guapuruvus exemplares históricos de buritis, que dão nome à unidade.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia