O uso de máscaras agora é livre em ambientes abertos de Goiânia. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, sancionou no final da tarde desta quinta-feira (17) a Lei que revoga a obrigatoriedade do uso da proteção no município, além de chancelar o decreto que estabelece o uso em ambientes fechados.

Leia mais: Câmara de Goiânia aprova em definitivo lei que flexibiliza uso de máscaras de proteção

A recomendação do uso de máscara em ambientes abertos segue para pessoas imunodeprimidas, não vacinadas, com comorbidades de alto risco e que tenham sintomas de gripe, semelhantes aos da Covid-19.

De acordo com o prefeito, Goiânia alcançou 75,3% da população vacinada contra a doença do coronavírus com pelo menos a primeira dose, fator determinante para que a gestão considerasse a liberação do uso de máscara.

”Reforço a importância da vacinação de 75,3% dos goianienses, o que possibilita a retomada de atividades tão valiosas para todos nós. A máscara continua sendo aliada das pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, não vacinadas, e das que tiverem sintomas gripais”, afirma o prefeito.

Em ambientes fechados, continua a obrigatoriedade do uso de máscara. “Recintos destinados à utilização simultânea de várias pessoas, cercados, ou de qualquer forma delimitados de teto e paredes, divisórias ou qualquer outra barreira física, vazadas ou não, com ou sem janelas, mesmo estas estando abertas, tais como os ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de estabelecimentos comerciais, repartições públicas, instituições de saúde e educação, assim como os veículos públicos ou privados de transporte coletivo, táxis e carros destinados a transporte por meio de aplicativos”, estipula o decreto.

O decreto entende como espaços abertos ruas, praças, calçadas, parques e jardins, ”assim como em qualquer outra área ao ar livre, mesmo em condomínios particulares verticais ou horizontais e estabelecimentos públicos ou particulares, desde que não possuam nenhuma característica das citadas na definicação de ambiente fechado”.