Alguns dos segmentos que tiveram as atividades suspensas devido as medidas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), poderão retomar as atividades. Para isso foi publicado na última sexta-feira (29), o decreto nº 1113 com as regras para a reabertura. A partir da próxima segunda-feira (1º) retornam as imobiliárias; mercados públicos municipais e centros de treinamento de atletas profissionais de times oficiais de futebol.

De acordo com o decreto, a decisão foi baseada na necessidade de permitir o retorno gradual e responsável de atividades econômicas prejudicadas pelas medidas de combate à disseminação do vírus.

O documento, além de autorizar o funcionamento das imobiliárias e os treinos de atletas profissionais, permite as atividades de seis mercados: Rua 3; Vila Nova, Setor Pedro Ludovico; Campinas; Rua 74 e Centro Oeste.

O camelódromo do Centro não se enquadra nas regras de reabertura por ser uma feira especial, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Walisson Lima. “O mercado da Paranaíba e o camelódromo da Rua 4 continuam fechados”, afirmou ele.

Segundo a Prefeitura de Goiânia os locais serão monitorados e as condições sanitárias, aglomeração e permanência prolongada de pessoas serão permanentemente avaliadas. Se for constatado que há risco de agravamento do quadro epidemiológico e assistencial do município, pode haver a qualquer momento a regressão da flexibilização.

Os estabelecimentos

Como algumas das exigências para a reabertura os estabelecimentos deveram exigir máscara facial e disponibilizar álcool 70%. Também é necessário que a limpeza das superfícies dos ambientes seja intensificada com uso de detergente e álcool. Os estabelecimentos também deveram manter locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar-condicionado limpos e arejados e assegurar o distanciamento entre os clientes.

O horário de início de expediente e de funcionamento dos estabelecimentos será às 9 horas para imobiliárias e horário normal para mercados públicos municipais e centros de treinamento de atletas profissionais de times oficiais de futebol.

Confira o decreto e a nota técnica 07/2020 na íntegra, com as orientações a respeito do funcionamento das imobiliárias e centros de treinamento de atletas profissionais de times oficiais de futebol em Goiânia.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia