A prefeitura de Goiânia lançou o aplicativo (App) Prefeitura24horas. O App está em beta, ou seja, na fase de testes, mas já pode ser baixado nas lojas do Google e da Apple nos telefones com sistema operacional Android ou IOS. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec), Celso Camilo, disse em entrevista à Sagres 730 nesta sexta-feira (18) que esse dispositivo faz parte do projeto de criar a Prefeitura 4.0, ou seja, incluir a administração municipal no estágio atual da revolução tecnológica.

(Foto: Letícia Martins / Sagres Online)

Além do aplicativo, a prefeitura já lançou outros projetos neste objetivo. Há cerca de um ano funciona um robô no site da Prefeitura de Goiânia. O chat bot ainda não foi batizado. A Sedetec vai fazer um concurso nas escolas municipais para escolher seu nome. O robô conversa com o contribuinte e já atendeu 6,7 mil pessoas neste período de funcionamento. Segundo o secretário, ele é capaz de emitir e imprimir boletos de impostos a partir do comando de voz do contribuinte.

Celso Camilo observa que a emissão de alvarás por parte da prefeitura também já está nesta nova fase tecnológica. Informa que alvarás de funcionamento que antes levavam até quatro meses para serem imitadas agora são liberados em um dia. O prazo para liberar um alvará de construção foi diminuído de 3 anos para 20 dias.

O secretário revelou que os principais problemas que a pasta enfrenta está relacionado à modernização e na revolução digital. “A prefeitura está, em alguns momentos, sem o processo de digitalização e que é preciso avançar para a quarta Revolução Industrial”, afirmou. Para Celso Camilo, a prefeitura de Goiânia possui processos da quarta revolução, mas tem outros pontos que ainda não chegou na terceira. “Precisamos fazer essa conversão o mais rápido possível”, completou.

celso camilo(Foto: Rubens Salomão / Sagres Online)

Celso Camilo é Professor da Universidade Federal de Goiás, graduado em Ciências da Computação, mestrado e doutorado na área de Inteligência Artificial. Foi professor visitante da Carnegie Mellon University (CMU) e está a oito meses como titular da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec). 

O secretário pontuou durante entrevista à Sagres, que acredita na bandeira da educação, como “mola transformadora” do país e dentro da inovação. “Quando você tira da Universidade as pesquisas e coloca ela na prática, coloca ela na sociedade consumir”, ressaltou. “Eu tenho feito um trabalho de orientação com alunos de mestrado e doutorado, justamente orientando sobre problemas reais, sejam problemas na economia, problemas no governo ou sociais de forma geral”.

Ouça mais

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/698206876&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Goiânia em tom maior! O Sistema Sagres de Comunicação faz uma cobertura especial no mês de aniversário da cidade. A Rádio Sagres 730, a TV Sagres e o Sagres Online faz uma série de entrevistas com os secretários da prefeitura.