Foto: Divulgação

Uma das pistas que compõem a trincheira que está sendo construída no cruzamento entre as avenidas Jamel Cecílio e 90, no Setor Sul, foi liberada na tarde desta quinta-feira (5). O encabeçamento do viaduto norte da trincheira da Rua 90, que liga a Jamel Cecílio e a Avenida 136, no sentido Avenida 85, foi aberto ao trânsito. Com a liberação, o tráfego retomou o sentido original da via.

“A inauguração de trechos vai viabilizar o tráfego com mais rapidez e, ao mesmo tempo, proporcionar mais conforto à população”, afirmou o prefeito Iris Rezende, que participou da liberação da pista.  

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos Dolzonan da Cunha Mattos, o diferencial o viaduto está na obra de arte, onde foi empregada alta tecnologia para fazer toda a concretagem.

Segundo a Pasta, a outra alça da pista, que liga a Avenida 136 à Avenida 90, deve ser concluída em 15 dias e, dessa forma, o interior da praça que havia sido ocupado pelos dois desvios volta a ter o tráfego original. “Essa via que estamos liberando agora vai funcionar em mão única no sentido BR 153- Avenida 85; seria a continuação da Jamel Cecílio no sentido Avenida 136”, explicou Dolzonan Mattos.

O secretário salientou que a obra está com o cronograma em dia. “Aquilo que o prefeito prometeu nós vamos cumprir: no dia 30 de novembro o trecho da Praça do Cruzeiro até o Terminal Isidória estará totalmente concluído; não só a trincheira, mas também a revitalização da Avenida 90.”

Segundo Iris Rezende, a obra estava paralisava por falta de pagamento. “Não andava porque o poder público não pagava, agora, estamos empenhados, com todas as nossas forças, para terminar todas as obras.”

Com a liberação do viaduto, a obra entra na fase final de execução, iniciada no dia 1 de abril. Em 165 dias de trabalhos, mais de 45% dos serviços já foram realizados, cumprindo o cronograma previamente estudado para ser entregue dentro do prazo, ou seja, no final de novembro.

Trincheira da Rua 90

• Valor total da Obra: R$ 10 Milhões a preço inicial

• Data prevista para término: 29/11/2019;

• Trincheira com comprimento de 350 m, profundidade máxima de 7,20 m e plataforma de 18 m de largura;

• 2 passagens superiores (viadutos) em concreto protendido;

• Fornecimento e cravação de aproximadamente 315 toneladas de perfis metálicos;

• Execução de aproximadamente 4.000 m² de paredes em placas de concreto pré-moldado com revestimento antipichação.