A prefeitura de Goiânia realiza a nona edição da força tarefa que visa combater os focos da dengue. A ação está sendo desenvolvida no residencial Real Conquista, na região sudoeste, que é a terceira no ranking de áreas com maiores taxas de incidência da doença.

A diretora de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Goiânia, Flúvia Amorim, explica porque o setor Real Conquista é o segundo em casos  notificados de dengue na região. “Uma das características é o tipo de residências que existem no lugar. Aqui só tem residências horizontais, com quintais. são casas com grande condição de ter criadouros”.

A diretora destacou ainda o que a pode ser feito pela população, para  não contrair a doença. “Primeiro é eliminar os criadouros, porque a gente sabe que 80% estão dentro das próprias residências. O segundo é, no surgimento dos sintomas, é iniciar a hidratação o mais rápido possível. Aumentar a hidratação com soro caseiro, com líquidos e procurar o serviço de saúde”.

Em relação a vacinação contra a gripe que teve inicio na última segunda feira, Flúvia afirma que caso a meta de vacinar 80% do grupo prioritário (mulheres grávidas, crianças e idosos), não seja atingida, a campanha  deve ser prorrogada. “Se não alcançarmos a meta até o dia 22 de maio, nós prorrogaremos a campanha e iremos buscar a cobertura de 80 por cento da população”.