O Vila Nova Futebol Clube foi a última equipe goiana a se reapresentar para dar início a preparação para a temporada 2023. Devido a disputa da Copa Verde, o Colorado estendeu a temporada de 2022 até o dia 20 de novembro e agora terá alguns dias a menos de pré-temporada. Contudo, Alexandre Lopes, preparador físico da equipe, frisou que a situação não natural no calendário do futebol brasileiro.

Leia mais: Rafael Donato exalta sua trajetória no Vila Nova e afirma: “quero ser campeão goiano”

“Raramente se encontra uma pré-temporada satisfatória, com tempo suficiente para preparar os atletas, seja na Série A, B ou C. Mas isso não é desculpa, estamos acostumados com isso. A gente pensa sempre no atleta individualmente para que as cargas sejam bem equilibradas, é sempre pensado junto com a fisiologia e a fisioterapia. As primeiras avaliações já foram realizadas e a partir desse momento, conhecendo mais os atletas, conseguimos ser mais assertivos nas tomadas de decisão”, destacou.

O elenco do Tigre se reapresentou no dia 19 de dezembro e já estreia no Campeonato Goiano no dia 12 de janeiro contra o Goiânia. Além do pouco tempo de preparação, o time ainda vai encarar uma verdadeira maratona de jogos, serão onze partidas em 33 dias. Ou seja, uma média de um jogo a cada três dias. Para Alexandre Lopes, o mais importante nesse momento é recuperar a força física dos jogadores.

“Para você tirar o melhor do atleta precisamos de tempo para que ele possa adquirir suas valências físicas predominantes no futebol, principalmente a força, que é a que eles perdem mais rápido perdem e a que demanda mais tempo para obter. Em cima disso, estamos trabalhando nessas primeiras três semanas as atividades de força, é  a nossa prioridade, para na sequência podermos fazer apenas a manutenção no campeonato”, projetou.

Leia também: