Após cinco derrotas consecutivas e o fantasma do rebaixamento assustando o Vila Nova (o time tem a mesma pontuação do oitavo colocado Crac, que ainda tem um jogo a menos), a programação de carnaval promete não ser muito festiva no Tigrão. Com o time em baixa e a chegada de praticamente um time completo de reforços, os trabalhos físicos devem continuar e a folga nos quatro dias de festa deverá ser bastante pequena (apenas no domingo). Treinos táticos e técnicos não acontecerão, até porque Heriberto da Cunha pediu demissão e o novo comandante ainda não foi definido.

 Quem garante é o preparado físico Alexandre Irineu, que vai comandar a programação especial de carnaval. “O planejamento é evitar treinos comuns, até porque alguns dos reforços não estão 100% fisicamente e uma carga excessiva de exercícios poderia causar alguma lesão. O que vai ser trabalhado de maneira especifica é a parte física e regeneração dos atletas, ainda sem ter um tempo ideal, já que o intervalo para a próxima partida é maior do que os intervalos comuns, mas ainda é pouco para fazer uma programação completa”, avalia.

Alexandre esclarece detalhadamente como será a programação. “Folga por completo eles só terão no domingo. Nesta sexta voltamos ao planejamento normal com os atletas reservas na última partida e os não relacionados com treinos na manhã do sábado também. A partir de segunda, todos os jogadores terão treinos em dois períodos, normalmente. Então, nisso tudo, terei apenas segunda feira para trabalhar de forma mais pesada, já que quarta tem jogo de novo”, esclarece o preparador físico.

Ele ainda revela casos mais específicos a serem trabalhados dentro do pacotão de reforços. “O Aílson e o Boiadeiro já sabíamos que não teria condições de ir para o último jogo. Eles ficaram trabalhando o físico inclusive no dia da partida e o ideal era que nem fossem para o banco. De qualquer maneira o Boiadeiro ainda entrou alguns minutos, mas tivemos que queimar etapas do trabalho. Agora nós voltamos ao planejamento com eles e seguir à programação normal até o sábado pela manhã”.

O grande momento de Alexandre com os jogadores será após o jogo da quarta-feira de cinzas, quando o time enfrenta a Anapolina. Depois dessa partida, o Vila Nova folgará uma rodada de acordo com o novo regulamento do Goianão e terá dez dias de treinos livres. Para Alexandre, esse tempo será ideal para avaliar e evoluir os atletas. “Esse intervalo será onde nós trabalharemos para igualar os atletas. Neste tempo o planejamento poderá fluir e tiraremos o máximo de cada um. Após esse período os atletas estarão em plenas condições de terminar o campeonato”, revela.