Sagres em OFF
Rubens Salomão

Presidente da FGM critica “Orçamento Paralelo” e pede novo Pacto Federativo

O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves, criticou o resultado do chamado Orçamento Paralelo para municípios. O Orçamento Paralelo também conhecido como “Tratoraço”, são trocas orçamentárias entre parlamentares e ministérios, que não constam nos portais de transparência do governo.

O apelido “tratoraço”, se deve a compra excessiva de máquinas agrícolas. É justamente este ponto que é questionado pelo presidente da FGM. Para ele, ao invés de repassar máquinas de forma desnecessária dependendo da realidade do município, deveria ser feito repasse mais substancial ao prefeito, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Agora tem esse orçamento paralelo, do tratoraço, com mais maquinários para os municípios, que é importante. Mas o mais importante é transferir os recursos para o prefeito escolher, porque às vezes determinado município recebe quatro patrolas, seis pá carregadeiras e às vezes não há a necessidade de tanto maquinário, se o recurso vir na forma do FPM, vai ajudar mais o prefeito que conhece a realidade da sua cidade, da sua comunidade e pode fazer seu planejamento. O governo precisa cumprir o plano de governo”, afirmou Haroldo.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Mais Brasília, menos Brasil

Além da reclamação com o chamado Orçamento Paralelo, também há crítica quanto a não revisão do Pacto Federativo. O presidente Jair Bolsonaro foi eleito com o discurso “Mais Brasil, Menos Brasília”, sinalizando para uma distribuição de recursos mais igualitária entre os diferentes entes federativos. Hoje a União concentra a maior parte da receita.

Promessa

“O presidente Bolsonaro teve o apoio de 4 mil prefeitos no Brasil, infelizmente ainda não tivemos a contrapartida do que foi prometido, Mais Brasil e Menos Brasília. Nós queremos avançar nesta questão de recursos para os municípios. Infelizmente algumas pautas não avançaram. Nossa marcha foi transferida para outubro do ano que vem, uma data importante para trabalharmos nossas pautas”, finalizou o presidente da FGM.

Definições

Prefeitos do MDB devem se reunir nesta quarta-feira (13), numa tentativa de forçar a antecipação do apoio do partido ao governador Ronaldo Caiado (DEM). O encontro está previsto para o diretório estadual do partido, com sede em Goiânia. Entre os organizadores do encontro está Pábio Mossoró (Valparaíso) e André Chaves (Buriti Alegre). No total, o MDB tem 30 prefeitos em Goiás.

Aparecida

Já emedebistas que defendem candidatura própria do partido continuam se movimentando. O deputado estadual Paulo Cézar Martins levou uma comitiva de membros do MDB para reunião com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, nesta segunda-feira (13). O prefeito espera que membros dos diretórios do MDB na capital e no interior sejam ouvidos. Mendanha espera conversa com Daniel Vilela sobre o assunto. Assim como o prefeito de Aparecida, Paulo Cézar Martins tem defendido candidatura própria. Recentemente ele foi eleito 1º secretário do diretório estadual do MDB, numa composição com o presidente Daniel Vilela.

Retomada

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta segunda-feira (12), em Águas Lindas de Goiás que as obras do hospital estadual da cidade serão retomadas em setembro. A construção da unidade hospitalar foi iniciada pela prefeitura, em 2007, repassada ao Estado, em 2013, e paralisada, em 2018, na gestão passada. “Mas vamos fazer isso aqui. No ano que vem, vamos entregar”. Se realmente entregue, esse será o terceiro hospital no Entorno do Distrito Federal feito sob gestão estadual”, disse o governador.

Mais Lidas: