Foto: Marcos Kennedy

O presidente da Refrescos Bandeirantes, José Alves Filho, disse nesta segunda-feira (2), durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Incentivos Fiscaisque sua empresa conta apenas com os benefícios do Fomentar, criado durante o governo de Iris Rezende Machado, e não utiliza de mecanismos criados posteriormente por outros governos. 

O empresário esclareceu que nos últimos 11 anos, a empresa recolheu R$ 1,8 bilhão de ICMS e realizou investimentos de R$ 518 milhões. Segundo ele, a Refresco Bandeirantes emprega atualmente 2804 funcionários.

Participaram da reunião, o relator da CPI, deputado Humberto Aidar (MDB), o vice-presidente, Vinícius Cirqueira (Pros), além dos deputados Talles Barreto (PSDB), Henrique Arantes (PTB), Alysson Lima (Republicanos), deputado Amilton Filho (DC) e Helio de Sousa (PSDB).

Houve uma ampla presença de empresários e representantes do setor produtivo, com a representante do Ministério Público do Estado de Goiás, promotora de Justiça Leila Maria, o presidente da Acieg, Sandro Mabel, o prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso, dirigentes e membros das associações e federações que representam empresários em Goiás, como Adial, Fieg e Acieg e sindicados de trabalhadores.

Requerimentos

A CPI dos Incentivos Fiscais aprovou cinco requerimentos, sendo um de autoria do deputado Talles Barreto (PSDB) e cinco do deputado Humberto Aidar (MDB). A reunião foi presidida pelo deputado Álvaro Guimarães (DEM).

Os requerimentos de Humberto Aidar convocavam a secretária de Economia, Cristiane Schmidt, junto com a assessora triburária da Secretaria de Economia,  Maria Carneiro Correia Silva; a superintendente de Política Tributária do Estado de Goiás, Renata Lacerda Noleto e do subsecretário da Receita Estadual de Goiás, Albirlan Borges Vitoi.

Os outros dois requerimentos do relator Humberto Aidar solicitavam informações sobre benefícios fiscais endereçados à Superintendência do Fomentar/Produzir da Secretaria de Indústria e Comércio e à Controladoria-Geral do Estado de Goiás.