A Polícia Civil apresentou, no 8° distrito no Setor Pedro Ludovico, Oscar Batista Gomes, de 36 anos, suspeito de aplicar golpes em mulheres pelas redes sociais. O homem foi preso na cidade de Paracatu (MG), como explica o delegado do 8º distrito policial de Goiânia, Hellynton Carvalho. “No mês de abril tivemos duas ocorrências registradas no 8º DP de duas mulheres que foram vítimas dele. Ambas relataram que o conheceram por meio de sites de relacionamento na internet e, após marcar encontro com ele, elas tiveram seus bens subtraídos. Nós demos inicio as investigações e conseguimos localizar e investigar na cidade de Paracatu e realizamos essa prisão”.
De acordo com o delegado, o suspeito agia em quatro estados: Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Norte, onde foi preso pela primeira vez, em 2013, e ainda em Brasília (no Distrito Federal).
O suspeito se passava por médico e seduzia as vítimas pelas redes sociais, com relata o delegado Hellynton Carvalho. “Ele mesmo se define cientificamente como sedutor manipulador. Ele diz que conhece as mulheres pela internet, seduz e depois as manipula para que elas entreguem seus bens a ele. Ele sempre se passa por médico bem sucedido, cirurgião plástico, diz que tem uma vida financeira muito boa e marca encontro com elas. Geralmente ele diz que a Mercedes dele está com problema e passa a utilizar o veículo delas e depois desaparece com esse veículo e com outros bens”.
O delegado faz um alerta sobre os riscos de se relacionar com pessoas via internet. “As vítimas identificadas até agora tem o mesmo perfil. Entre 30 e 50 anos de idade, ou são divorciadas ou viúvas. Podemos dizer que até carentes afetivamente e mal conheceram o individuo, se encantaram com suas palavras e passaram a noite com ele e até marcaram viagens com ele. A gente verifica que cada vez mais as pessoas tem de tomar cuidado com esses relacionamentos por internet porque nós não sabemos quem está do outro lado. Ele falava o que elas queriam ouvir e assim ia levando elas na conversa e subtraindo seus bens”.
Oscar Renato Batista Gomes, afirma ser vítima e que não tem culpa das mulheres se apaixonarem por ele. “Eu não sou santo. Posso até ser culpado de ter deixado elas apaixonadas e não ter correspondido. Todo mundo já teve problema. Agora dizer que eu sou culpado porque elas decidiram que eu sou obrigado a corresponder o amor delas? Pelo amor de Deus”.
O suspeito teria levado das duas vítimas que são de Brasília, celulares, notebooks, jóias e dois veículos.
*Com informações de Jerônimo Junio