O Goiás Esporte Clube estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior na próxima quarta-feira, dia cinco de janeiro. O Esmeraldino está no grupo 17, com sede em Porto Feliz. O Verdinho é comandado pelo ex-jogador, Richard Oliveira, que na Copinha de 2019 foi auxiliar técnico da equipe. 

Leia mais: Relação de jogadores do Goiás para Copa São Paulo Futebol Júnior 2022

Para o treinador, a experiência como auxiliar será importante para encarar o desafio de capitanear o Goiás em um campeonato tão difícil quanto a Copa São Paulo. 

“É uma competição curta e extremamente difícil, com jogos a cada três dias na primeira fase. A cobrança é muito grande em cima dos atletas, nas condições físicas, técnicas e até psicológicas também. Então eu trago esse aprendizado, tive essa experiência com o Augusto (César) e o Glauber (Ramos) em 2019 e procuro trazer o que aprendi para ter muito cuidado e muito critério principalmente na primeira fase, que são jogos extremamente difíceis e a gente têm estar entre os dois classificados para seguir na competição”, destacou.      

Na primeira fase da competição o Goiás enfrentará o Iape-MA, o Botafogo-SP e o Desportivo Brasil-SP. Richard Oliveira destaca que tem estudado os adversários e projeta três jogos difíceis. 

“No futebol nós sempre temos surpresas e às vezes negativas. Nós temos jogos do Desportivo Brasil-SP contra o São Paulo no (campeonato) Paulista. Temos jogos da decisão do Iape-MA no (campeonato) Maranhense, no qual eles foram campeões lá e também temos vídeo do Botafogo-SP. Temos que estudar sempre e analisar sempre os adversários, porque serão três jogos de muita dificuldade para nós”, pontuou.          

Na temporada 2021 o Goiás se destacou nas competições estaduais das categorias de base. O Esmeraldino foi campeão goiano no sub-20 e no sub-17, após vitórias sobre os rivais Vila Nova e Atlético Goianiense, respectivamente. Para a disputa da primeira competição de base na temporada 2022, Richard Oliveira já determinou um estilo de jogo para a equipe. “Toque de bola, posse de bola e infiltrações. Um time que se defende muito forte, em bloco. É a escola do Goiás, um time técnico, que gosta de ficar com a bola, controlar o jogo, se impor diante do adversário, atacar sempre e buscar a vitória”, salientou.  

O Goiás estreia contra o Iape-MA no dia 05 de janeiro. No dia 08 o clube goiano enfrenta o Botafogo-SP e o último jogo da primeira fase será no dia 11, diante do Desportivo Brasil-SP.