(Foto: Samuel Straioto)
Uma comissão composta por representantes da Prefeitura da capital e por vereadores estão nas últimas análises antes que o projeto de revisão do Plano Diretor seja enviado à Câmara Municipal de Goiânia. O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves, explica que a minuta da matéria já está pronta. Ele diz que as reuniões da comissão estão sendo constantes e que faltam detalhes para concluir o projeto.
Leia + Comissão analisa Plano Diretor antes de envio à Câmara
“As reuniões estão acontecendo duas vezes por semana, estão sendo bem produtivas, nós inclusive já finalizamos a minuta e estamos na próxima semana, aguardando as sugestões por parte dos vereadores, de alteração, de adequação do texto e também a questão dos anexos e mapas que nós vamos verificar. Nossa previsão é até o dia 14 de março, encerrar os trabalhos dessa reunião e aí então fazer os últimos encaminhamentos finais para que a gente possa encaminhar para a Câmara, o plano diretor” explica.
Henrique Alves explica que benefícios para a discussão do Plano Diretor há com a conclusão da minuta do projeto.
Acho que essa minuta pronta é um aprimoramento no atual plano que nós temos, vai trazer várias novidades e várias medidas, que a médio-longo prazo, vão trazer uma qualidade maior população” afirma. “Foi um plano transparente, discutido de forma ampla, com vários setores da sociedade, inclusive disponível para qualquer cidadão goianiense, que queira acompanhar através do site goianiadofuturo.blog” conclui.
Saiba + Carência de mobilidade urbana em Goiânia é tema importante do Plano Diretor
O Plano Diretor é o instrumento utilizado pela administração pública para aplicação das políticas de desenvolvimento e expansão urbana. É ele quem deve promover o diálogo entre os aspectos físicos/territoriais e os objetivos sociais, econômicos e ambientais que temos para a cidade. O plano deve ter como objetivo distribuir os riscos e benefícios da urbanização, induzindo um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. A cada dez anos deve ocorrer a revisão do Plano Diretor. O projeto deveria ter sido enviado à Câmara em 2017 e deveria ter sido aprovado pelo legislativo no ano passado.