Primeira feira livre da região leste de Goiânia permanece viva até hoje

Uma das mais tradicionais feiras livres de Goiânia surgiu nos primeiros anos da cidade, mudou de lugar e continua viva até hoje. Lá se pode encontrar vários tipos de frutas, verduras, carnes, ovos, queijos, farinha, doces, polvilho, biscoito frito, além da mais perfeita combinação de uma feira: pastel e garapa. Tudo isso pode ser encontrado na Feira da Vila Nova.

O cheirinho do pastel, do biscoito, da banca de pequi pode ser sentido nas imediações da feira. Em época de Jaboticaba, o fruto também ganha seu espaço nas bancas. A cada domingo pela manhã, um novo encontro entre os feirantes e seus clientes. Muitos se tornaram amigos e assim tem sido desde 1958, quando a Feira da Vila Nova passou a funcionar na 9ª Avenida, logo abaixo da antiga Esefego.

Laços são formados e a feira é um espaço afetivo de construção de novas lembranças e de rememoração de tantas outras. Antes de 1958, antes de se transferida de local, a Feira da Vila Nova funcionava um pouco mais abaixo, na Praça Boaventura. 

Não há uma data precisa da sua origem, mas o que se conhece é que surgiu logo nos primeiros anos da cidade, quando trabalhadores que ajudavam na construção da cidade, e que moravam além do Córrego Botafogo precisavam comprar alimentos. 

Na atualidade os itens hortifrutigranjeiros são produzidos em boa parte nos sítios e fazendas do entorno de Goiânia, ou ainda adquiridos nas Centrais de Abastecimento de Goiás (CEASA). Mas nos seus primeiros anos, os gêneros vinham de chácaras dentro da cidade mesmo. 

Nos dias de feira, ou seja, aos domingos, a 9ª Avenida se transforma, ganha vida, alegria e cores. Antes de ir pra casa, não pode esquecer do frango caipira, ou se o tempo tá corrido, no frango assado ali mesmo, em uma tradicional “televisão de cachorro”.

Em dias comuns, a 9ª Avenida segue o seu ritmo, volta a ser passagem de carros, motos, pedestres, na esperança de chegar o próximo domingo e começar tudo novamente.

Serviço

A Feira da Vila Nova funciona aos domingos pela manhã na 9ª Avenida, no Setor Leste Vila Nova, logo abaixo da Esefego e da sede da Secretaria Estadual de Educação (Antigo IEG).

(Foto: Rubens Salomão)

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Rubens Salomão)
Leia mais

Mais lidas:

Leia também: