O Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) do Jardim Novo Mundo se tornou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona 24 horas por dia. Além dos casos de urgência e emergência, continuam sendo feitas consultas agendadas em 7 especialidades. A UPA foi inaugurada no sábado e nesta segunda-feira foi o primeiro dia útil de funcionamento.

Foto: Reprodução/Sagres On

O taxista Adão Messias levou a esposa para uma consulta e gostou da reforma e do atendimento “Foi bem rápido”, afirmou Messias. Já a auxiliar de serviços gerais Zenadia Ferreira, que está com febre a garganta doendo, achou que o atendimento ainda continua demorado.

A UPA atende a 30 bairros da região leste de Goiânia. A reforma durou mais de 3 meses e custou 300 mil reais. A unidade, que estava sem equipamento de Raio X, agora conta com um que é digital, não precisa de revelação e o resultado sai na tela do computador do médico. O número de cadeiras de dentista subiu de 3 para 5 e agora a UPA tem serviço odontológico de urgência 24 horas por dia.

Outra mudança é que a sala vermelha foi ampliada. O superintendente de gestão de redes de atenção à saúde, Silvio José de Queiroz, afirmou que essa é uma exigência do Ministério da Saúde. A sala vermelha deve ter capacidade para atender ao menos dois casos graves de urgência e emergência, com todos os equipamentos necessários, como aparelhos para entubação e estabilização. 

A UPA do Jardim Novo Mundo não possui atendimento de urgência e emergência de pediatria, o atendimento foi concentrado no Cais de Campinas. Ao chegar na Unidade nossa equipe de reportagem foi abordada pela dona de casa Maria Aparecida Silva, que trouxe o neto Hian, de 10 anos. “Ele teve febre a noite toda, e está com o rosto manchado, com sintomas de dengue. Trouxe meu neto aqui e fiquei surpresa ao descobrir que a unidade nova não tem nenhum pediatra para casos de urgência. Mandaram a gente ir para o Cais de Campinas”, contou a dona de casa.

O superintendente Silvio José de Queiroz explicou que a intenção era estender o atendimento de pediatria do Cais de Campinas para outras unidades, como a UPA do Jardim Novo Mundo. “O edital para contratar pediatras continua aberto, mas até agora só 12 foram credenciados. O salário está mais atraente, foi aumentado: são R$ 23.600 por 40 horas semanais”, comentou o superintendente.

Diferença entre Cais e UPA

Um Cais faz atendimento de baixa complexidade. Já uma UPA atende a casos de baixa, média e até alta complexidade, até a transferência para um hospital. O Cais funciona com 100% de recursos municipais. Já uma UPA, como a do Jardim Novo Mundo, pode receber até 250 mil reais mensais de subsídio do Governo Federal. A UPA do Novo Mundo ainda precisa ser reconhecida, qualificada, pelo Ministério da Saúde, que, em breve, deve enviar uma equipe para conferir se todos os requisitos estão sendo cumpridos.

Mais unidades devem ser transformadas em UPA

Além da UPA do Jardim Novo Mundo, a Secretaria Municipal de Saúde já adiantou que também devem ser transformadas em Unidades de Pronto Atendimento, o Cais da Chácara do Governador, o do Jardim Guanabara e o Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) do Jardim América, que está em obras desde o final de 2017. Silvio José de Queiroz explicou que a empresa que venceu a licitação para reconstrução da UPA do Jardim América. “Nós chamamos a segunda colocada que aceitou o convite e está terminando a entrega de documentação. Acreditamos que ainda no mês de outubro a obra será retomada e a inauguração de ocorrer no início do ano que vem”.

Além das três unidades que já estão confirmadas para serem transformadas em UPA, a Secretaria Municipal de Saúde estuda a possibilidade de que o Ciams do Setor Novo Horizonte também vire Unidade de Pronto Atendimento.

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/bincgZToLlQ” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}