Sagres em OFF
Rubens Salomão

Principais aliados não reverberam ataque e Bolsonaro recebe reação do Judiciário

Os últimos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Justiça Eleitoral e as urnas eletrônicas causaram diversas reações de repúdio ontem na cúpula do Judiciário e em diferentes setores do Ministério Público. O presidente reuniu cerca de 40 embaixadores de diferentes países no Palácio da Alvorada para apresentar o que ele afirma se tratar de provas da ineficácia do sistema de segurança das urnas adotadas nas eleições.

Ouça a coluna em formato de podcast:

Ouça “#455: Principais aliados não reverberam ataque e Bolsonaro recebe reação do Judiciário” no Spreaker.

A suposta prova, porém, corresponde a trechos de um inquérito da Polícia Federal (PF) vazado por ele em 2021, apontando para uma suposta fraude nas eleições de 2018 desmentida pela própria corporação e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um dos alvos da nova pressão do Judiciário e da oposição é o procurador-geral da República, Augusto Aras, que tem se mostrado alinhado ao presidente em diferentes temas e mais uma vez é cobrado a investigá-lo.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), principal aliado de Bolsonaro no Congresso, seguiu em silêncio sobre os ataques, enquanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG) manteve tom de repúdio às declarações. No Judiciário, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, repudiou tentativas de questionamento do processo eleitoral, mas sem citar o nome de Bolsonaro.

Foto: Presidente Jair Bolsonaro em solenidade no Palácio do Planalto. (Crédito: Agência Brasil)

Democracia

“Em nome do STF, o ministro Fux repudiou que, a cerca de 70 dias das eleições, haja tentativa de se colocar em xeque mediante a comunidade internacional o processo eleitoral e as urnas eletrônicas, que têm garantido a democracia brasileira nas últimas décadas”, diz nota do STF.

Desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) assinaram ontem acordo de cooperação para o combate à desinformação durante as eleições de 2022.

Vigência

Com a medida, o Movimento, que é composto por 70 entidades da sociedade civil, passará a fazer parte do programa permanente de enfrentamento à desinformação comandado pelo Tribunal.

Nada a ver

Em contraponto ao apoio de lideranças do MDB de 11 Estados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dirigentes nacionais e estaduais do partido divulgaram manifesto em defesa da pré-candidatura presidencial da senadora Simone Tebet (MDB-MS). O texto é assinado por lideranças e representantes do MDB de 19 Estados, incluindo o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi, e o líder da sigla em Goiás, Daniel Vilela.

Rachaduras

O manifesto expõe ainda mais as divergências dentro da legenda, que chegará à convenção nacional, no dia 27, dividida. “Em respeito ao povo brasileiro e aos filiados do MDB, nós – defensores de uma alternativa à polarização e ao populismo – ratificamos nosso compromisso de lutar pela eleição de Simone Tebet à Presidência da República”, afirma o manifesto.

Combinado

“Esse compromisso faz jus à decisão tomada, em outubro 2019, em convenção nacional, em favor de uma posição de independência ao atual governo e também o resgate do protagonismo do MDB com seus valores e bandeiras”, define o texto.

Por aqui!

O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença na convenção estadual do PL em Goiás, marcada para o dia 29 de julho, às 18h. Na ocasião, será oficializada a candidatura do deputado federal Major Vitor Hugo a governador e de Wilder Morais ao Senado, assim como a composição completa da chapa a deputado federal e estadual.

Apoio

O anúncio foi feito por vídeo publicado pelo pré-candidato pelo Instagram. No post, o presidente convida apoiadores a participar da convenção. “Compareça! Será motivo de satisfação e orgulho para todos nós”, disse Bolsonaro.

Por setor

O pré-candidato a deputado federal e ex-secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, lança hoje o “PSD Goiás Saúde”. A intenção é posicionar o partido em relação às pautas do tema, como ocorre com os setores “Mulher” e “Juventude”.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.