O professor e orientador educacional, Paulo Chagas Dalcheco, defende que é importante abordar de forma pedagógica a educação ambiental e a sustentabilidade nas escolas. “Saber descartar os resíduos sólidos da maneira correta é tão importante quanto saber fazer contas de multiplicação”, diz.

Dalcheco é mestre em Linguagem e Educação e faz orientação educacional numa escola paulista e propõe que haja uma alfabetização para a sustentabilidade nas escolas. A declaração dada ao portal Observatório do Terceiro Setor reflete a preocupação do professor com a relação da educação com o meio ambiente.

Os jovens consideram o meio ambiente um tema importante no país, mas a pesquisa Juventudes, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (JUMA) divulgada em 2023 revelou que somente 36% deles sabem informar em qual bioma vivem. Por isso, ele propõe que as escolas adotem o ensino de temas ligados à sustentabilidade como uma proposta de alfabetização.

“Para implementar uma proposta de alfabetização para a sustentabilidade temos que transformar o tema transversal ‘sustentabilidade’ em um assunto principal no currículo escolar”, diz Dalcheco.

Educação ambiental

O professor destaca algumas atividades que já são encontradas nas escolas, como o cultivo de horta com os alunos, para exemplificar como poderia ocorrer essa alfabetização. Além disso, explicou porque o assunto é necessário no currículo escolar.

“O desequilíbrio climático que temos visto deve-se, em grande parte, à ação humana. Portanto, é através da educação que podemos mudar o desfecho dessa história”, afirma.

*Com portal Observatório do Terceiro Setor

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.

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