Foto: Divulgação 

Nesta quarta-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o processo de capacitações dos profissionais de saúde da Atenção Primária para o enfrentamento do coronavírus. Aproximadamente 700 profissionais serão capacitados para acolher os casos suspeitos e realizar os procedimentos corretos indicados para a situação.

A nova medida será realizada em cinco dias, na Escola Municipal de Saúde Pública, e preparará os profissionais da saúde para combater o vírus caso se alastre, só no Brasil já foram registrados 488 casos suspeitos do novo coronavírus. O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes, anunciou que o país prevê o investimento de R$ 10 milhões em pesquisas voltadas para mapeamento e sequenciamento do Covid-19.

Na manhã desta quarta-feira, os gestores das unidades de saúde participaram da palestra de orientação. A partir da tarde de hoje e até dia 11 de março os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Estratégia Saúde da Família (ESF) vão receber o treinamento. A próxima etapa está prevista para os cirurgiões-dentistas.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, a capacitação dos profissionais é importante para fazer os procedimentos corretos. “Na maioria das vezes a população procura primeiramente uma unidade da Atenção Primária para receber os primeiros atendimentos, e o Estratégia Saúde da Família trabalha diretamente e com mais envolvimento junto de um grupo de pessoas, por isso, os treinamentos constantes são necessários para que todos estejam atualizados e saibam como agir”, explica.

A ação faz parte do Plano Municipal do Enfrentamento do Coronavírus de Goiânia, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. O plano tem como objetivo instrumentalizar os serviços de vigilância em saúde para ações de prevenção, controle e monitoramento dos casos, estruturar a assistência à saúde e todos os profissionais para atendimento, estabelecer a utilização de protocolos e procedimentos padronizados para a resposta de doença respiratória aguda (2019-CoV), definir a estratégia de atuação da SMS frente a ocorrência de um caso suspeito ou confirmado e instituir e intensificar medidas para evitar a disseminação e promover o controle da doença no município.