Foi lançado nesta segunda-feira (9), o programa Mães de Goiás. A iniciativa visa garantir R$ 250 por mês a famílias em vulnerabilidade social no Estado. A expectativa, segundo o governo estadual, é atender cerca de 100 mil goianas a partir de setembro de 2021.
O auxílio será destinado a mulheres com filhos de 0 a 6 anos de idade. Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), o Mães de Goiás quer fortalecer o papel protetivo da mãe, com a construção de caminhos para a superação de riscos sociais. Além disso, o programa também visa garantir a segurança alimentar, fomentar renda e oferecer melhor qualidade de vida, bem como assegurar a permanência dos filhos na escola.
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Gabinete de Políticas Sociais (GPS). No total, o Tesouro estadual investirá mais de R$ 219 milhões, por meio do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás, o Protege Goiás.
As famílias contempladas terão direito ao benefício por meio de um calendário progressivo, que incluirá todas as beneficiárias em até 10 meses. O programa utilizará a base de dados do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e será realizado por meio de transferência de renda direta. O calendário será divulgado no site da Seds.
As mães devem manter a atualização da carteira de vacinação dos menores de 10 anos, conforme calendário de vacinação obrigatória do Ministério da Saúde. No caso das gestantes, é preciso realizar todos os exames relativos ao pré-natal, bem como o acompanhamento nutricional e de saúde para crianças até o sexto mês de vida. O período de permanência no Mães de Goiás será de 12 meses, que poderá ser prorrogado até 36 meses, desde que cumpridos os compromissos assumidos pelas beneficiárias no ato de adesão.