O governo federal lançou em junho o Programa Cidades Verdes Resilientes para aumentar a qualidade ambiental urbana e ajudar os municípios a serem resilientes com os impactos das constantes mudanças no clima. Assim, o programa vai integrar políticas urbanas, ambientais e climáticas.

O Cidades Verdes e Resilientes é um programa interministerial dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima; das Cidades; e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele terá coordenação de um Comitê Gestor interinstitucional com direção revezada entre os ministérios. Entretanto, o comitê só começará a funcionar 60 dias após a publicação do programa, o que ocorreu em 5 de junho.

O objetivo principal da nova política é estimular as práticas sustentáveis e a valorização dos serviços ecossistêmicos do verde urbano. Então, o programa irá potencializar serviços ecossistêmicos nas cidades e normatizar parâmetros da gestão urbano-ambiental sustentável.

Além disso, a política também se propõe a fortalecer a capacidade institucional dos entes federativos. Além ainda de apoiar o avanço de soluções tecnológicas nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável.

Crise climática

As cidades têm os principais desafios para a transição dos meios de produção e de consumo para a sustentabilidade. São nelas que as pessoas vivem e utilizam embalagens feitas dos mais variados materiais, consomem alimentos produzidos de diversas formas e usam produtos oriundos dos recursos naturais retirados da terra e do mar, como gasolina, por exemplo. É também nelas que são produzidos massivamente resíduos sólidos.

Por isso, a abordagem integrada do Programa Cidades Verdes Resilientes têm temáticas como arborização urbana, soluções baseadas na natureza, tecnologias de baixo carbono, mobilidade sustentável e gestão de resíduos urbanos.

Andamento do programa

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, esteve reunida com algumas pessoas nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília, no evento “Construção Participativa da Estratégia de Implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR)”.

Uma das pessoas presentes era o vereador de Salvador, André Fraga (PV), com vasta experiência na área ambiental. O parlamentar celebrou o programa e a possibilidade de mudanças para as cidades brasileiras.

“Grande parte das pessoas no Brasil vive em centros urbanos, e ter o governo federal pensando estratégias e ações para temas como arborização urbana, reciclagem, soluções de infraestrutura baseadas na natureza, e outros temas é fundamental para enfrentarmos a crise climática já presente no planeta e que afeta sobretudo os mais pobres”, disse.

*Com portal Notícia Sustentável

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

Leia mais: