A campanha eleitoral para o pleito de 2020 começou oficialmente nesta semana, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram registrados em Goiás 871 candidaturas a prefeito, 874 a vice-prefeito e 22.504 candidatos a vereador. O Democratas (DEM) é o partido com mais candidatos no Estado, seguido pelo PP, que registrou 1.909 candidaturas entre prefeitos e vereadores.

O presidente estadual do Progressistas (PP), Alexandre Baldy, detalhou à Sagres 730 nesta terça-feira (29), que são mais de 100 candidatos a prefeito e vice-prefeito e mais de 1.800 candidatos a vereador em todos os 246 municípios do Estado.

Baldy ressaltou que desde 2018 o partido está fazendo um trabalho de reconhecimento de lideranças no Estado e buscando novos membros para integrar e fortalecer o PP nos municípios goianos. “Haviam mais de 170 cidades onde o partido Progressistas estava inativado, quer dizer, os diretórios municipais não estavam em funcionamento. Portanto, buscamos trabalhar com nossa bancada na busca de candidaturas”, disse.

Alexandre Baldy afirmou que o Progressistas participou ativamente da candidatura do senador Vanderlan Cardoso à prefeito de Goiânia. “O prefeito Roberto Naves, candidato à reeleição em Anápolis, foi um dos maiores incentivadores da candidatura do senador Vanderlan, eu também dialoguei e participei”, explicou.

“No partido Progressista não havia, nos seus quadros, a posição de que o candidato pudesse ser o participe na chapa, e nessa composição foi idealizado que pudesse então aglutinar outro candidato, como o ex-senador Wilder Morais, para ser vice do Vanderlan. E alí, onde o deputado estadual Rafael Gouveia, o ex-deputado federal Sandes Júnior, realmente abriram suas posições, como eram pré-candidatos a prefeito, para que pudesse haver essa aliança e viabilizar uma candidatura mais expressiva do senador Vanderlan Cardoso”, completou.