Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Marias, o projeto “Adote o Verde” acaba de ganhar novos parceiros, os Amigos da Praça Copasa e a Fundação Sagres. O objetivo da proposta é promover educação ambiental, com campanhas de conscientização da população e capacitação dos moradores para a defesa do meio ambiente. Nesse sentido, “Adote o Verde” busca promover a adoção de áreas verdes, como praças, canteiros por moradores e empresas.

Além dessa adoção de área verde, o projeto da Prefeitura de Três Marias ainda realiza a troca de mudas de plantas por agasalhos e alimentos, que, posteriormente, são doados a instituições filantrópicas. Até o momento, já foram platandas mais e 4,2 mil mudas de arborização urbana, frutíferas e nativas do Cerrado.

Praça Copasa adotada em dezembro (Foto: José Luís/Três Marias)

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Três Marias, Roberto Carlos Rodrigues da Silva, o fato da cidade não ter sido planejada dificultou o processo de arborização. “Três Marias é uma cidade muito quente e precisa de muita árvores. Não foi planejada, mas estamos tentando dar mais qualidade de vida [à população]”, disse.

Para o presidente da Fundação Sagres, Djalma Freitas, projetos de sustentabilidade fazem parte dos valores da empresa. “O DNA da Fundação Sagres é educação, meio ambiente, cultura, esporte, aprendizagem. Estamos ligados a tudo isso. É uma forma de a Sagres TV de Três Marias e a Fundação Sagres oferecerem algo a mais ao município e estarmos mais presentes na vida da população”, destacou.

Os interessados em adotar uma área verde devem necessário procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e firmar um Termo de Cooperação.