O Projeto Recuperando Pessoas e Parques iniciou a ampliação dos serviços em Goiânia. A iniciativa que utiliza a mão de obra carcerária como forma de reinclusão social nos cuidados dos parques da capital completa 100 dias e terá novos reeducandos trabalhando na manutenção dos cemitérios municipais de Goiânia.

A iniciativa é uma parceria entre a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Ministério Público, por meio da 25ª Promotoria de Goiânia, Prefeitura de Goiânia e Conselho da Comunidade de Aparecida de Goiânia.

De acordo com o idealizador do projeto, promotor Marcelo Celestino, o baixo índice de reincidência criminal e as pesquisas de satisfação realizada entre os frequentadores do parque e os reeducandos garantem o sucesso do projeto.

“O índice de reincidência de 2% é muito abaixo do que a média nacional, que é de 35%. Mostramos o sucesso deste projeto por meio de uma entrevista pública que indica a satisfação dos usuários do parque”, detalhou Celestino, acrescentando que a ampliação do projeto incluirá 50 novos reeducandos dos regimes semiaberto e aberto, que vão trabalhar na manutenção dos quatro cemitérios municipais de Goiânia.

A advogada especialista em direitos humanos, Cristina Borges, diz que o projeto representa um grande avanço. “É um projeto que coloca o reeducando na sociedade, cumpre o papel ideal de reinserção na sociedade. Hoje, nossa superpopulação carcerária não tem nenhum tipo de ressocialização. Nós começamos com 400 presos, são 400 presos afastados da criminalidade”, opina.

Segundo o gerente de produção agropecuária industrial da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Robson Cavalcante, o projeto foi bem recebido pela DGAP. “Procuramos dioturnamente por projetos como esse.  Dos presos que estão no projeto em parceria com a prefeitura, só um reincidiu no crime”, revela.

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FRadio730%2Fvideos%2F2033142253612243%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}