Sagres em OFF
Rubens Salomão

Projeto do governo pretende economizar R$ 726 milhões em renegociação de dívida

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), encaminhou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) projeto de Lei que autoriza o poder Executivo estadual a contratar operação de crédito com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) até o valor de US$ 510 milhões (de dólares). O recurso será destinado à reestruturação de dívida do Estado de Goiás dentro do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Ao aderir ao programa, o Estado deve renegociar dívidas com o Ministério da Economia, suspensas desde 2019, com um novo prazo que se estende por até 30 anos.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

A dívida é referente a um empréstimo de R$ 1,5 bilhão feito em 2013 com prazo de pagamento de 20 anos, 5 anos de carência e taxa de juros média da contratação de 4,051% ao ano com frequência de pagamentos semestrais, nos meses de fevereiro e agosto. A negociação em curso com o BIRD para a liquidação total do saldo devedor do contrato original pressupõe uma nova operação de crédito com um novo fluxo de pagamentos com prazo de 17 anos, carência de 3 anos e taxa de juros de 0,63%. A expectativa é de o governo do Estado economize R$ 726,5 milhões, mesmo com a incorporação, no custo da operação da multa para liquidação antecipada, de 2% sobre o saldo devedor.

Na mensagem à Alego, Caiado escreve que a Secretaria da Economia aponta, “dentre as medidas de ajustes inseridas no Plano de Recuperação Fiscal, a reestruturação da operação de crédito originariamente contratada com o Banco do Brasil e uma nova contratação com o BIRD”. O texto ainda ressalta: “com a reestruturação, o serviço da dívida prevista oferecerá um alívio para o Tesouro Estadual, que após o período de carência, passará a pagar valores inferiores aos que atualmente são incorridos”.

Foto: Ronaldo Caiado em discurso durante evento da Segurança Pública. (Crédito: Cristiano Borges/Divulgação)

O retorno

O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (ainda no PSB), participou de audiência pública na Câmara Municipal de Jataí sobre o serviço da distribuidora Enel, responsável pelo fornecimento de energia no estado. O debate contou com presidente e diretores da companhia, além de lideranças e produtores rurais da região.

Problemas

Lissauer discursou e revisitou críticas feitas por governistas, liderados pelo governador Ronaldo Caiado, contra a empresa italiana. O deputado reclamou de “grave problema que todos nós estamos enfrentando”. “Devido às constantes falhas no abastecimento de energia, toda a população dessa região e, principalmente, os nossos produtores rurais vêm contabilizando incontáveis prejuízos”, afirmou.

Foto: Lissauer Vieira retoma críticas à Enel durante audiência pública em Jataí. (Crédito: Ruber Couto/Alego)

Cobrança

O deputado pediu “urgente melhorias nos canais de atendimento da empresa” que têm deixado os contribuintes “desamparados quando mais precisam”. Para Lissauer, o ideal seria a implantação de centrais da Enel nos municípios goianos, com gerência técnica e profissionais capacitados para atender a população.

Resposta

O diretor de Infraestrutura e Redes da Enel, José Luis Salas, respondeu e disse que a empresa está trabalhando para solucionar as “questões pontuais”. “Em curto prazo, nós teremos duas ações voltadas para o aprimoramento do plano de manutenção, que já iniciou no final de semana e que conta com mais de 40 efetivos. Adicionalmente a isso, estamos com 88 equipes trabalhando na contingência e a ideia é chegar a 100 equipes somente no centro de distribuição de Jataí. Com isso, queremos melhorar o tempo de atendimento em situações de queda de energia”, disse.

Foto: Bruno Peixoto participou da sessão plenária de forma remota. (Crédito: Denise Xavier/Reprodução Alego)

Voltou atrás

O líder do Governo no Legislativo goiano, deputado Bruno Peixoto (MDB), foi à tribuna durante a sessão ordinária híbrida, desta terça-feira (19), pedir desculpas ao deputado Gustavo Sebba (PSDB). O emedebista reconheceu ter “exagerado” ao responder ao O Popular sobre possíveis adesões de opositores à base do governo.

Palanque

Bruno Peixoto acenou para expectativa de ampliação da base de Caiado na Casa e enfatizou a presença de Gustavo Sebba no palanque do governador durante sua passagem pela cidade de Rubiataba. “Te peço desculpas. Me excedi. Mereci ser chamado a atenção e reconheço, mas repito que hora nenhuma declarei que o senhor estaria se filiando ou dando apoio ao governo de Ronaldo Caiado. Não falei isso hora nenhuma”, esclareceu Peixoto.

Foto: Gustavo Sebba na tribuna da Alego na sessão de terça-feira (19). (Crédito: Valdir Araújo/Divulgação)

Encontro

Pela primeira vez desde o rompimento e adesão do MDB à base governista, Daniel Vilela e Gustavo Mendanha (sem partido) se encontraram na inauguração de Polo Aeronáutico em Aparecida de Goiânia. O evento também contou com a presença do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), que mantém trajetória de aproximação política com Mendanha.

Protocolar

Em postagem nas redes sociais, Gustavo citou o ex-prefeito Maguito Vilela, falecido em janeiro deste ano, e diz se tratar de um “sonho que começou enquanto eu ainda estava vereador, na gestão do eterno prefeito Maguito Vilela”. Daniel Vilela ficou distante de Mendanha e não houve qualquer menção ao presidente do MDB. Eles chegaram a se cumprimentar, mas de forma protocolar.

Foto: Reencontro protocolar de Gustavo Mendanha e Daniel Vilela em Aparecida. (Crédito: Divulgação)

Mais Lidas: