(Foto: Hegon Corrêa)

 

O ministro da justiça, Sérgio Moro, esteve em Goiânia, nesta segunda-feira (23), para realizar a primeira visita às Forças de Seguraça envolvidas no projeto “Em Frente Brasil”. Acompanhado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) e pelo prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB), Moro participou de entrevista coletiva onde ressaltou a boa parceria entre os governos. A ideia principal é formar uma aliança, uma união entre o governo federal, do estado e o do município envolvido.

Inicialmente foram selecionadas cinco cidades em todo o país para efetivar o projeto, vários fatores entraram em consideração, não só o índice de crimes, mas questões relacionadas a facilidade operacional do governo federal para trabalhar em conjunto com o estado e os municipios envolvidos. Segundo o ministro da justiça, tudo isso significa uma intensificação dos trabalhos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal no âmbito dos municípios escolhidos pra essa política.

O ministro Sérgio Moro, disse que o projeto é para todo o país. “Esse é um trabalho que deve ser feito, e isso não significa que as responsabilidades ao restante do país será ignorada, existem novas politicas que valem para todo país, mas esse projeto piloto nestas cinco cidades, será para aprender, ganhar experiência, para poder ampliar no futuro. A ideia aqui desse projeto é exatamente nos antecipar, não é que vai acontecer alguma crise de segurança aqui, mas a união do governo federal tem um papel um pouco mais ativo nessa área.”

Em Goiás o número de policias militares é limitado para conseguir atender 246 municipios e a maior deficiência é no numero de delegados da policia civil, sendo que 140 municipios ainda não tem delegados. Com isso, Goiânia foi a primeira cidade a assinar o convênio do projeto “Em frente Brasil”, e a partir daqui, outras quatro cidades serão beneficiadas.

O Governador Ronaldo Caíado apoiou esse novo projeto,” será dado a todos os policiais e agentes do estado, toda liberdade para agir, e que não terá nenhuma interferencia do governo no processo de investigação de qualquer crime no estado de Goiás. Foi garantido aos policiais que teriam o governo do estado para respaldar o combate a criminalidade”, disse. Finalizou elogiando Sergio Moro, dizendo que ele representa um sentimento de esperança, e parabenizou o trabalho feito do Ministro, e a mudança que fará no nosso país.