O Projeto Empatia, idealizado pela Edtech Edify Education, está com inscrições abertas para sua terceira edição. Focado em promover discussões sobre sustentabilidade e mudanças climáticas, o programa visa preparar alunos para simulações das pautas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que acontecerá em Belém (PA), em 2025.
Destinado a estudantes de escolas públicas e particulares, o projeto selecionará jovens com o melhor desempenho em inglês e ideias inovadoras para que suas sugestões sejam apresentadas na conferência internacional. Essa iniciativa busca dar voz aos jovens, conectando suas propostas aos participantes oficiais do evento.
Início em 2025: Os planos de aula serão distribuídos em janeiro para implementação de projetos temáticos conforme a faixa etária dos alunos.
Encontros regionais: Estudantes participarão de simulações que culminarão em um encontro nacional de preparação para a COP 30.
Foco no protagonismo juvenil: O projeto estimula o pensamento crítico, engajamento e ação em questões climáticas.
Em 2024, a iniciativa reuniu 20 jovens, de 12 a 17 anos, para uma simulação da cúpula do G20, debatendo temas globais e desafios do futuro.
Impacto transformador
O projeto já revelou talentos como Dinah Sousa, 12, de Manaus (AM), e Luana Rodrigues, 16, da Rocinha (RJ).
Dinah se inspira nos desafios climáticos da Amazônia e Pantanal, como secas extremas e aumento do calor, para conscientizar sobre a gravidade das mudanças climáticas.
Luana, moradora de uma comunidade vulnerável, sonha em ser professora e transformar vidas através de projetos que combatem problemas como lixo e deslizamentos.
Segundo Marina Dalbem, co-CEO da Edify Education, “O projeto busca formar cidadãos conscientes e prontos para contribuir com um futuro mais sustentável, ampliando a voz dos jovens e conectando escolas ao debate global”.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade
Leia também: