Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Projeto ensina educação financeira e fiscal de forma lúdica e atrativa

A educação financeira e fiscal deixou de ser um tema distante da realidade escolar e tem ganhado espaço dentro das salas de aula de forma lúdica e transformadora. É o que mostram os resultados do projeto “Jogar e Aprender”, idealizado pelo Instituto Brasil Solidário (IBS) e atualmente implementado em escolas públicas de diversos municípios brasileiros, como é o caso de Catalão (GO).

“O projeto nasceu em 2017, mas nossa relação com o tema começou um pouco antes, no final de 2016, quando o aumento do endividamento das famílias brasileiras começou a chamar mais atenção da imprensa”, explicou Luis Salvatore, diretor-presidente do IBS. “Percebemos que era preciso trazer esse assunto para dentro da sala de aula com formação de professores e uma abordagem prática, utilizando jogos como ferramenta pedagógica.”

O Instituto encontrou nos jogos de tabuleiro e cartas uma maneira eficiente de abordar temas como consumo consciente, sustentabilidade e cidadania. “Muitos professores também enfrentam dificuldades financeiras, então os jogos ajudam a criar uma vivência que facilita a aprendizagem tanto para alunos quanto para educadores”, reforçou Luis.

Em Catalão, a parceria com o IBS começou em 2023 e já está presente em todas as unidades da rede municipal de ensino. Segundo Eliana Borges, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, a resposta tem sido extremamente positiva. “A proposta foi institucionalizada nas escolas. Hoje temos professores do ensino fundamental e até da educação infantil formados na temática e quatro jogos em uso”, destacou.

A iniciativa foi além da sala de aula. “Algumas escolas já desenvolveram projetos próprios, como feirinhas com dinheiros criados pelos alunos ou com moedas reais. Isso reverbera nos lares, nas famílias. É um trabalho que está se tornando parte dos projetos políticos pedagógicos das escolas”, contou Eliana.

Alunos da rede municipal também relataram os benefícios das atividades. “A gente aprendeu a economizar, a comprar e vender, como se fosse um mercado de verdade”, comentou uma das crianças, em depoimento exibido durante o programa. Outro aluno destacou: “É importante aprender isso agora, porque quando a gente crescer, vai saber como gastar direito.”

O projeto é gratuito para os municípios e conta com financiamento de parceiros privados. As escolas interessadas podem se cadastrar pelos perfis no Instagram @brasilsolidario ou @vamosjogareaprender. “Temos quatro ciclos de formação por ano. O município entra em contato, preenche um formulário e a gente cuida da parte jurídica e logística para o envio dos jogos e formação dos professores”, explicou Luis.

E para mostrar o impacto dessas ações, o Instituto lançará no dia 4 de agosto de 2025 o documentário “Virando o Jogo”, que reunirá histórias de transformação como a vivida por Catalão. “Queremos mostrar como a educação pública, quando bem pensada, pode ser verdadeiramente transformadora”, concluiu Luis.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

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