O Corinthians recebe nesta quinta-feira (22) o Independiente Medellín, às 21h50 no Estádio do Pacaembu, pela Copa Libertadores da América, e pode aumentar ainda mais sua contribuição para o combate ao aquecimento global. É o projeto Jogando Pelo Meio Ambiente, que se aproxima da marca de 10 mil árvores a serem plantadas. Até o momento, o placar aponta 6.800 árvores, referentes a 25 jogos e 43 gols em 2010.   

A cada vez que o time do Corinthians entra em campo, gera o plantio de cem árvores e mais cem são plantadas a cada gol da equipe alvinegra. Essa é uma das principais ações do projeto Jogando pelo Meio Ambiente, parceria inédita entre o Banco Cruzeiro do Sul e o Sport Club Corinthians Paulista, idealizada pela empresa de comunicação e marketing Nova Estratégia para promover a responsabilidade socioambiental. É a primeira vez que um clube de futebol se mobiliza em uma ação desse porte pela causa do meio ambiente.

O Jogando pelo Meio Ambiente é um projeto de educação ambiental que mobiliza torcedores, membros do clube, funcionários e clientes do banco. O elenco profissional do Corinthians abraçou essa causa ambiental e o capitão William esteve presente no lançamento do projeto, em março, representando os jogadores.

A área destinada para o plantio, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, em Campinas, foi definida em uma parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, que concordou em receber a doação de 21 mil mudas estimadas para o plantio referentes ao aproveitamento do clube em 2010. O primeiro plantio no Parque Ecológico ocorrerá em maio.

A mobilização dos torcedores durante as partidas do Corinthians incluirá a distribuição de brindes com chamadas para conteúdos educativos que estarão disponíveis no site do projeto, a exposição de uma bandeira gigante com a logomarca do Jogando pelo Meio Ambiente, anúncios de publicidade e promoções online em redes sociais. As ações promocionais no estádio foram iniciadas no clássico contra o São Paulo, pelo Campeonato Paulista, em 28 de março deste ano, no Estádio do Pacaembu.