
Um gesto que transforma as vidas de crianças do centro histórico do Recife levou alegria em forma de brinquedos e doces a famílias em situação de vulnerabilidade social que habitam os prédios ocupados no centro histórico da capital pernambucana. Criada em 2019 a ação é uma iniciativa dos colaboradores da Demà Jovem by Renapsi no Recife.
Neste ano, a ação promoveu a doação de 220 kits contendo doces e brinquedos que foram arrecadados pelos colaboradores e jovens da instituição. Durante a entrega dos kits, a retribuição: abraços, sorrisos e a certeza de ter dado uma pequena contribuição para levar alegria aos pequenos.
“Aqui em Recife infelizmente vemos muitas crianças no semáforo pedindo alimentos, dinheiro e etc, também vemos famílias inteiras morando nas ruas das cidades, debaixo de pontes e marquises. Fomos com pretensão de doarmos brinquedos, mas saímos revigorados com a alegria que fomos recebidos pelos pais e as crianças. Nossos jovens participaram ativamente no embalo e preparação dos presentes e também na entrega foi muito emocionante”, explicou a instrutora do Polo Recife, Eliana Papais.

A ação teve início por motivação dos colaboradores do Polo Recife que promovem a arrecadação, organização e distribuição dos itens, integrando o jovem e motivando os alunos a participarem do gesto de solidariedade. Em outras edições foram doados alimentos e kits de higiene.
“Iniciamos uma gincana com todos os jovens, criamos equipes e começamos a busca por brinquedos. Como foi criado uma gincana para uma maior arrecadação, a turma que mais conseguisse brinquedos seria a turma que iria fazer a entrega e ter o momento de interação com as crianças. Foi uma tarde linda, com entregas de presentes, lanches, brincadeiras e muita conversa. Sem sombra de dúvidas saímos de lá jovens melhores, jovens mais abertos e mais dispostos a ajudar o próximo”, explicou a estagiária de psicologia do Polo, Iasmim Faustino, que participou da primeira edição da Ação quando era jovem aprendiz.
Para o jovem Alysson Rafael Santos, de 21 anos, a iniciativa de partilhar com quem precisa e participar de ações de solidariedade é um momento transformador.
“Uma sensação ótima poder ajudar essas pessoas, pequenos gestos fazem muita diferença, pra gente pode parecer pouca coisa, mas pra eles é muito importante. São crianças que muitas vezes não têm acesso ao que deveriam ter, como uma casa, comida e uma escola para aprender, e praticar essa ação incentiva também outras pessoas a praticarem o mesmo. O mundo precisa de mais pessoas que pensem no próximo e de mais instituições que propõem esse tipo de ação voluntária”, afirmou.
Quem também se sentiu impactado pela oportunidade de fazer um gesto ao próximo, foi o jovem Ahmed Benachour Neto, de 18 anos.
“A entrega dos presentes para crianças carentes me deixou extremamente feliz. Ver o impacto positivo que esse gesto teve nas vidas delas é uma experiência realmente emocionante. Saber que contribuímos para tornar o dia delas mais especial é transformador”, afirmou.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – ODS 03 – Saúde e bem-estar e ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.
Leia mais: