O projeto Astrominas, da Universidade de São Paulo (USP), oferece cursos gratuitos para meninas ingressarem na área da astronomia. Para saber mais detalhes, o Sistema Sagres de Comunicação conversou com a estudante do 4º ano do curso de astronomia pela USP e bolsista do projeto, Taísa Oliveira de Jesus.

De acordo com ela, o Astrominas é um projeto que surgiu no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG), pensado em 2019 para ser aplicado presencialmente em 2020.

“A gente ia trazer meninas para São Paulo e fazer um tour pelos institutos de ciências exatas e ter um pouco mais de contato com essa área universitária. Mas, com a pandemia, ficamos sem saída e pensamos rapidamente em uma saída e tentar trazer o projeto em um formato digital. Foi o que aconteceu e vimos enormes ganhos, porque conseguimos atingir meninas de todo o Brasil”, explicou.

Para Taísa, o baixo número de meninas presentes em cursos de exatas, como a astronomia mesmo por exemplo, se deve a uma coletânea de dados históricos.

“São estudos realizados ao longo de décadas, evidências comprovadas inclusive no dia a dia. Tudo isso acredito que é uma consequência cultural, da formação e da história do nosso próprio país, mas do mundo inteiro. A demora no ganho de direitos contribui até hoje para essa diferença”, opinou.

Assista à entrevista completa a seguir: