A Assembleia Legislativa analisa projeto de Lei apresentado pelo deputado Talles Barreto (PTB) que propõe a criação de campanhas de conscientização sobre doenças que afetam os homens.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está entre os dez países que possuem maior índice de mortes por doenças cardiovasculares, sendo os homens a maioria das vítimas, por exemplo.

Talles Barreto fala que só existem campanhas de prevenção de doenças para mulheres e apenas a de exame de próstata, para os homens acima dos 40 anos. “Várias outras doenças também podem ser prevenidas a partir de campanhas, que são importantes, que incentivarão os homens a fazer os devidos exames. Além disso, alguns tratamentos específicos ajudam a melhorar a qualidade de vida masculina e aumentar a expectativa de vida”, explica.

O deputado afirma que, com a aprovação do projeto, a Secretaria Estadual de Saúde deveria fazer um levantamento das doenças e tratamentos que merecem ser melhor divulgados e realizar as específicas campanhas. “As doenças masculinas e seus tratamentos devem ser divulgados, assim como é o exame de próstata. Antes havia grande rejeição dos homens em relação ao exame, apesar de ainda existir, com a conscientização o preconceito reduziu”, declara.

O projeto do deputado Talles Barreto ainda será analisado pelos colegas do plenário da Assembleia em primeira votação.