Um projeto que visa a capacitação informacional de crianças e adolescentes com deficiência visual foi mais um dos vencedores do Embaixadores da Cidadania, apoiado pelo Sistema Sagres. Intitulado “Serendipidade”, por sua criadora, a bibliotecária Bárbara Arruda, o projeto pretende atender residentes do Estado de Goiás, na Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo com ambiente e material totalmente adaptado a realidade deles.

Em entrevista ao Tom Maior, Bárbara afirmou que é apenas uma menina “querendo fazer a diferença” e contou que foi durante sua formação que teve mais contato com pessoas com deficiência visual. Ali, a bibliotecária percebeu que as oportunidades não eram iguais para todos em função das dificuldades financeiras que algumas pessoas enfrentam. “Não é fácil para uma pessoa, ela ter que tirar o dinheiro do pão de cada dia para ter que pagar uma educação específica”, declarou.

Ainda assim, Bárbara se mostrou surpresa com a estrutura que o Governo de Goiás oferece para pessoas cegas. “A estrutura da Biblioteca Braille é muito legal, muito bacana, tem muitos aparelhos tecnológicos, tem todo o acervo totalmente adaptado para as pessoas que possuem deficiência visual”.

O nome do projeto, “serendipidade” chama a atenção e a bibliotecária contou que a inspiração veio de uma música da banda sul-coreana, o BTS. “E a música é Serendipity, que significa que você descobriu coisas felizes, coisas amáveis por acaso. Então você não estava esperando esse tipo de ajuda, você não estava esperando esse tipo de amor, esse tipo de oportunidade, mas ela surge por acaso.”

Bárbara tinha a previsão de iniciar o programa em agosto de 2021, mas declarou que precisa esperar o desenvolvimento da pandemia no país. As pessoas selecionadas para o projeto terão acesso a cursos de tecnologia, arte, história, marketing e ciência política. A bibliotecária contou ainda que tenta uma parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para que os estudantes tenham acesso a estágio na instituição.

Confira a entrevista na íntegra a partir dos cinco minutos: