Com um projeto para ajudar no combate às fakenews, a professora da língua portuguesa, Raquel Alves, foi mais uma das vencedoras do Projeto Embaixadores da Cidadania, apoiado pelo Sistema Sagres. Em entrevista ao Sagres em Tom Maior, a professora contou que a iniciativa surgiu após um aluno compartilhar em sala de aula uma notícia falsa. “Eu aproveite para falar sobre o risco de compartilhar uma informação que ele não tivesse certeza, que não tivesse comprovação”.

A professora pensa em instruir os alunos para que identifiquem as fakenews com estímulo ao pensamento crítico. “Eu comecei a motivá-los a sempre verificar quando uma informação nos abala, nos causa algum tipo de comoção, que a gente deve ter um cuidado muito grande”. Raquel orienta os alunos que é preciso ter cuidado em tudo que é divulgado e, para isso, é necessário ler com criticidade.

O projeto visa um trabalho com vídeos que mostra aos alunos situações reais de pessoas que tiveram algum tipo de prejuízo em função da divulgação de uma fakenews. Por exemplo, pessoas que foram agredidas por terem sido confundidas com algum suspeito de crime. “Quero que eles pesquisem os riscos, que eles se coloquem na pele de pessoas que são vítimas de fakenews”, completou.

A promoção de seminários com temáticas como o papel dos algoritmos, o risco da manipulação através da mídia, o risco das bolhas sociais de pessoas que só acreditam em uma determinada coisa e acabam ficando intolerante em relação às outras, também são medidas de ensino. “Eu tenho certeza de que esse projeto poderá ser replicado em outras realidades”, declarou.

Assista a entrevista na íntegra a partir de 00:08