(Foto: Reprodução/ Assembleia Legislativa)

A Assembeia Legislativa de Goiás (Alego) vai promover uma mostra de fotografias nas duas últimas semanas deste mês de outubro. Trata-se da exposição “Goiânia 85 anos. Cidade Única. Múltiplos Olhares”, que será aberta nesta terça-feira, 23, justamente na véspera do aniversário da Capital, prosseguindo até o dia 1° de novembro.

A mostra terá lugar no saguão da Casa de Leis, com flagrantes fotográficos que procuram expressar as peculiaridades da Capital goiana, que completará 85 anos na quarta-feira, 24. A exposição será aberta às 14 horas. Durante a abertura haverá apresentação musical com a participação do compositor e violonista Danilo Verano.

Dentro do projeto Terça Cultural serão expostas fotografias produzidas por 33 artistas que expressam o quanto Goiânia é importante não apenas como local de habitação, mas um lugar de memória afetiva que faz parte de cada cidadão que nela vive.

Imagens da Capital

As peças fotográficas são produzidas através do projeto Click Coletivo Goiânia, idealizado pela artista Valéria Silva Batista Aguiar e composto por um grupo de fotógrafos profissionais e amadores que se reúnem mensalmente para saídas fotográficas captando, de forma coletiva, imagens com histórias e peculiaridades da cidade.

Valéria define a fotografia como arte que proporciona à humanidade a capacidade de guardar suas memórias. “É a maneira perfeita com a qual nós podemos gravar e reproduzir cotidianos humanos. É o mecanismo que permite arquivarmos um momento, uma realidade para sempre. E é isso que fazemos em nosso projeto para futuras gerações em relação à nossa Capital”, explica a artista.

O Projeto Terça Cultural tem o objetivo de promover a cultura goiana nas suas mais diversas manifestações, nas áreas de pintura, música, artesanato, dança, literatura, folclore e outras formas da arte universal. É uma realização da Seção de Atividades Culturais da Alego.