O deputado estadual Gustavo Sebba (Foto: Divulgação/Alego)

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 1.779/18, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que dispõe e regulamenta autorização para o transporte de animais domésticos em meios de transporte coletivo no Estado de Goiás. 

De acordo com a proposta, fica autorizado aos proprietários de animais domésticos, o transporte de seus animais em meios de transporte coletivo no Estado de Goiás. Salvo nos dias úteis, entre às 6h e às 10h, e entre às 16h e às 19h. 

Ouça na íntegra a entrevista com o deputado Gustavo Sebba (PSDB)

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/446006901&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>

{/source}

A proposta, no entanto, exigiria que os animais deveriam ser transportados em contêiner de fibra de vidro, ou material similar resistente. Vale ressaltar que o dono do animal, no momento do transporte, deve estar com o certificado de vacinação em dias e, quando se tratar de animais silvestre ou aves, deverá ter ainda a autorização do IBAMA. 

E se tratando de viagens interestaduais, o passageiro deve apresentar carteira de vacinação atualizada, na qual conste a aplicação das vacinas antirrábica e polivalente. 

Sobre o projeto, Gustavo Sebba justificou que “os animais estão cada vez mais inseridos na realidade das famílias brasileiras, sendo criados com todo amor e carinho por seus donos, ainda há aqueles tratados como filhos”. 

Ele ainda completou “o que leva a diversas situações em que as pessoas deixam de sair de casa por não ter como levar os seus animais consigo e não querem deixá-los sozinhos em casa”. 

O projeto segue para apreciação na Comissão de Constituição Justiça e Redação e caso seja aprovada, segue para duas votações em plenário.