O edital Energia Solidária está com inscrições abertas até 31 de maio. A iniciativa do Instituto EDP vai destinar até R$ 500 mil para projetos sociais de transição energética justa para comunidades vulneráveis. Os interessados podem se inscrever pelo site Prosas.

Os projetos sociais devem atentar-se ao combate à pobreza energética, acesso e eficiência do serviço, pois a ideia do edital é selecionar soluções inovadoras para o setor de energia, mas sobretudo propostas que tenham essa relevância e impacto social. Por isso, então, o Instituto EDP ressaltou que busca projetos de médio e longo prazo e que atendam aos critérios de sustentabilidade.

O edital especifica que os projetos deverão ocorrer nas regiões onde o Instituto EDP atua no Brasil. Sendo assim, os oitos estados: Amapá, Espírito Santo, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba e São Paulo. A seleção dos projetos tem etapa para agosto e o resultado final sairá em novembro. A execução está prevista para  2025, com período de 12 meses.

O edital do ano passado selecionou o projeto “Energia Viva: Integrando os ODS nas Escolas de São Paulo”, que recebeu  mais de R$ 300 mil para promover o acesso à energia limpa nas comunidades em situação de vulnerabilidade.

*Com portal CicloVivo

Leia mais: