Um esporte não muito popular hoje em dia, principalmente entre os jovens, mas com tradição milenar e uma vasta gama de fãs e apreciadores. Este é o xadrez, jogo de tabuleiro criado no Século III a.c, na Ásia, hoje região da China, e que arrasta jogadores e interessados pela magia das peças e das suas combinações de movimentos e jogadas.

Em Goiás, há um ano atrás foi fundado o Clube de Xadrez de Goiás, que reúne os melhores jogadores do estado. A iniciativa objetiva divulgar o esporte e difundir sua prática nas cidades goianas, através da realização de campeonatos oficiais e também partidas amadoras. O clube trabalha em parceria com a Federação Goiana de Xadrez.

Participante do clube, jogadora e professora, Lorenna Martins revela que o número de jogadores profissionais em Goiás ainda é pequena, por outro lado, há bastante jogador amador: “Profissionais ainda temos pouco, cerca de 60 a 80 jogadores em Goiás. Mas o número de amadores é grande, até porque em várias escolas existem aulas de xadrez para os jovens”.

1964960 711980842158594 633870152 nEla explica também quais são os requisitos para se tornar um enxadrista profissional. “Um jogador profissional joga para além da diversão. Ele tem que ter comprometimento com os treinos, dedicar mais de duas a quatro horas por dia, pelo menos, para os seus treinamentos e sempre estar estudando táticas para aprender e aperfeiçoar o jogo”, explica.

A prática do xadrez desenvolve e possibilita uma série de benefícios ao jogador. Lorenna evidencia os principais: “Como professora e como profissional, posso afirmar que o xadrez tem vários benefícios. Fortalece muito a memória e a concentração, desenvolve o raciocínio lógico e outras séries de benefícios que o jogador leva para sua vida fora do tabuleiro”.

Quem estiver interessado em iniciar-se no esporte ou participar de competições, basta ir à sede do Clube de Xadrez, na Avenida Anhanguera, número 3653. O clube está aberto ao público todos os dias da semana no turno da noite e aos sábados à noite promove competições separadas por nível.