O governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu ontem a confirmação de apoio e formação da coligação majoritária com PROS e PSD, que ainda fecharão detalhes da aliança em convenções. Os dois partidos iniciaram construção de projetos alternativos, mas bateram o martelo ontem pela composição com o grupo governista. O PROS abriu mão da candidatura própria do empresário André Antônio, enquanto o PSD não encontrou alternativas na oposição para candidatura ao Senado de Lissauer Vieira.
Sem grandes surpresas, a direção do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) em Goiás decidiu apoiar a reeleição de Caiado, em reunião ontem com o governador. André Antônio confirmou trabalho para candidatura a deputado federal e deve ter o pleito proporcional homologado na convenção da sigla, agendada para a próxima terça-feira (02). Além disso, o pré-candidato ao Senado, Delegado Eduardo Rodovalho (PROS), também se retirou da disputa e buscará cadeira na Câmara Federal.
Já Lissauer Vieira não alcançou viabilidade de candidatura única ao Senado nas chapas de oposição. A oferta recebida foi para participação na vice, tanto ao lado do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), que já tem o nome de João Campos (Republicanos), e do deputado federal Major Vitor Hugo (PL), que confirma a candidatura de Wilder Morais (PL) ao Senado. O diálogo com Marconi Perillo (PSDB) sequer avançou, enquanto o tucano foca na busca pela aliança com o PT.

Velha guarda
O governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu ontem no Palácio das Esmeraldas líderes históricos do MDB em Goiás, que reafirmaram o apoio do partido à sua reeleição. O encontro foi organizado pelo presidente da sigla no estado, Daniel Vilela, que é pré-candidato a vice-governador na chapa liderada pelo governador.
Quem?
Estiveram com o Caiado, os iristas: ex-governador Naphtali Alves; o ex-senador Mauro Miranda, os ex-deputados Jossivani de Oliveira, Luiz Soyer e Genésio de Barros; o ex-prefeito de Trindade, Valdivino Chaves; o ex-prefeito de Inhumas, Irondes Morais; além dos ex-secretários de governos de Iris Rezende: Clarismino Júnior e Paulo Ortegal.

Há seis anos
Caiado afirmou que o encontro serve para “convalidar e agradecer” a confiança que vem recebendo do partido desde a disputa ao Senado, em 2014. O governador também enalteceu a biografia dos líderes históricos presentes no encontro e disse ter aprendido com o pai que política se faz com políticos. “E aqui estão grandes políticos”, disse.
Sintonia
Daniel Vilela destacou que o encontro era importante e emblemático por reunir líderes que construíram a história do partido em Goiás. O pré-candidato a vice também ressaltou a sintonia do partido com Caiado. “O governador tem confiado ao MDB importantes missões”, destacou.

Em aberto
O PT definiu finalmente a data da convenção estadual e as definições ficaram, de fato, para o prazo final da Justiça Eleitoral – dia 5 de agosto. O evento será realizado na sede do partido em Goiânia, no setor Universitário, às 16h.
Oficial
“Como presidenta da Federação Brasil da Esperança em Goiás [PT, PCdoB e PV], comunico que a Convenção para definir a chapa majoritária e proporcional para as eleições 2022 será realizada no dia 05/08, das 16h às 20h, na sede do PT municipal de Goiânia”, informou Kátia Maria por nota.
Decisões
Na ocasião, serão escolhidos os candidatos aos cargos de governador, vice-governador, senador e suplentes, bem como aqueles que disputarão a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e a Câmara Federal pela federação (PT, PCdoB e PV). Os números das urnas também serão sorteados, além da definição sobre aliança ou não com o PSDB, em encaminhamento que virá da direção nacional.

Duas rodas
O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve participar hoje de nova motociata em Goiânia. Ele vem à capital para a Convenção Estadual do PL em Goiás, que irá confirmar a candidatura do deputado federal Major Vitor Hugo ao governo do Estado.
Agenda
A concentração está marcada para as 15h no aeroporto antigo de Goiânia, no Setor Santa Genoveva. A motociata deve sair por volta das 17h do local e seguir até o Clube Jaó, onde a convenção do PL está marcada para as 18h.
Nomes
A chapa do PL em Goiás, a ser confirmada na convenção, é composta pelo pré-candidato ao Senado, Wilder Morais (PL). O nome para vice ainda não foi divulgado, mas, sem nova composição partidária, Vitor Hugo volta à ideia de ter uma mulher evangélica na função.