Depois da confirmação da candidatura do prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), à reeleição na cidade, ficou por conta do Partido dos Trabalhadores (PT) a escolha do nome que ocuparia a vice na chapa encabeçada pelo ex-governador. Começou aí o conflito entre os diretórios estadual e municipal para saber quem mandaria mais.

A Executiva Estadual, presidida por Valdi Camárcio, mostra convicção de que Ozair José deve ser o escolhido, enquanto que a municipal, presidida por Helvecino Moura, escolheu o próprio presidente em convenção realizada no sábado (23). O diretório estadual do PT não aceitou a decisão e interveio no municipal, forçando a indicação de Ozair. Contudo, uma liminar concedida no último sábado (30) garantiu a volta de Moura ao comando e, consequentemente, à vice de Maguito.

Valdi Camárcio e Helvecino Moura não falam publicamente sobre a questão, mas membros do PT em Aparecida garantem que o conflito também é causado pelo próprio prefeito, Maguito Vilela. Ele defenderia Ozair José, que se filiou ao PT em setembro último, quase no limite para sair candidato nestas eleições.

O diretório estadual recorreu da liminar concedida a Helvecino Moura. Resta saber se alguma nova decisão será tomada até a próxima quinta-feira (05), quando se encerra o prazo para registro de candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Se nada mudar, valerá a decisão da Executiva Municipal do PT, que indicou Moura para a vice.

Sobre a participação de Maguito Vilela neste processo, Helvecino afirmou, em conversa informal, que recebeu o apoio do prefeito, já que Maguito mostrou admiração pelo vereador em eventos públicos e festivos. Moura se sente “iludido”, caso Vilela tenha sido favorável a Ozair.

Helvecino é vereador em Aparecida desde 1989, em mandatos consecutivos. Ozair José foi Secretário de Governo durante a administração de Maguito e deputado estadual três vezes, além de vice-prefeito na primeira gestão de Ademir Menezes (PSD), de 1997 até 2000. Antes de se filiar ao PT, Ozair fazia parte dos quadros do PP.