O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou oficialmente na manhã deste sábado (2) a pré-candidatura de Adriana Accorsi à prefeitura de Goiânia. A nomeação se deu em evento festivo da sigla realizado na Câmara Municipal.
Na ocasião, estiveram presentes os principais líderes locais, estaduais, federais e a militância do partido . Adriana Accorsi, que atualmente é deputada estadual, reforçou o sentimento de unidade do partido para a escolha de um nome de consenso. Para ela, a festividade lembrou os tempos de juventude quando militou juntos aos estudantes e viu o pai, Darci Accorsi, se tornar prefeito da capital, entre 1993 e 1997.
“Eu quando criança e depois militante do movimento estudantil, estive presente em situações muito parecidas em que meu pai foi escolhido como pré-candidato a prefeito e a governador pelo PT. Então pra mim é uma emoção muito grande, principalmente porque ele não pode estar aqui fisicamente comigo hoje, e eu sei que ele estaria muito feliz”, afirma, em referência ao pai que faleceu no final de 2014.
Sobre o fato de ser a possível sucessora de Paulo Garcia na administração da cidade, a pré-candidata diz não acreditar que a administração vigente seja necessariamente determinante para uma vitória nas urnas, e ressalta a maturidade do eleitor goianiense.
“Eu acho que a população é muito madura nesse ponto, sabe discernir independente de máquina e partido quem é a pessoa que está mais preparada para ser o gestor. Vejo que há uma evolução muito grande na administração municipal, que inicia, num momento de crise mundial que atinge o Brasil e também aos municípios, mas que já se recuperou em quase todos os campos”, ressalta.
https://www.youtube.com/watch?v=watch?v=wwjcywf-cC4
Sobre a relação com o PMDB, caso seja eleita, a Adriana Accorsi diz que o principal exemplo que aplicará em uma eventual gestão é a respeitabilidade para com a sigla, e que vai considerar o fato de ainda haver secretários peemedebistas na prefeitura.
“Lidarei com todos os demais candidatos com respeito, que acho que é o papel de exemplo que a autoridade deve dar. Primeiro o respeito. E em segundo, nós vamos debater normalmente as nossas propostas para Goiânia. É claro que todos nós sabemos que a administração atual contou com o PMDB até agora, porque ainda existem secretários, então isso, claro, vai ser levado em conta, com todo o respeito”, afirma.
O próximo passo será realizado nas convenções com a definição do candidato a vice-prefeito e os aliados durante todo o processo. Em discurso oficial durante o evento, o prefeito Paulo Garcia afirma que muitos se surpreenderão com a quantidade de aliados que o PT terá durante este processo eleitoral. Adriana Accorsi declarou também que não sabe em que pé estão as negociações para a formação da base petista para a prefeitura.
Confira a galeria de fotos da pré-candidatura de Adriana Accorsi (Fotos: Rubens Salomão e Vinícius Tondolo)
{gallery}2016/accorsiadriana{/gallery}
Com informações do repórter Vinícius Tondolo.