Presidente nacional do PT, Rui Falcão, esteve presente em Goiânia nesta quinta-feira (26). A visita teve como objetivo apresentar aos militantes uma análise de conjuntura nacional e estadual da legenda. No entanto, em entrevista coletiva concedida à imprensa goiana durante a passagem pela capital, as críticas à atual gestão estadual não foram poupadas.
Questionado sobre um certo “distanciamento” entre o governo estadual e o federal, o petista atribuiu o fato à postura do governo goiano e ponderou:
“O governo federal tem tido uma relação muito democrática com todos os governadores. Em outros tempos, o que a gente via era o governo federal defendendo os seus aliados e isolando a oposição e o prejuízo era para o povo. Ocorre é que aqui, parece que o governador confunde as relações institucionais com o papel da oposição”.
Ao responder os questionamentos, Rui Falcão chegou a endurecer críticas em relação à postura do governo estadual. “O governador Marconi parece mais preocupado em falar do Lula e da Dilma do que defender a população de Goiás. Essa é a impressão que me passa a distância”, complementou.
Na opinião dele, a presidente não tem nenhum problema com governantes de oposição, tanto que já esteve presente com outros peessedebistas.
“Eu vi o governador Alckmim ser recebido por ela, e o lançamento do programa Rede Cegonha em Minas Gerais com o Anastasia. Pode ser que tenha alguma coisa não da parte dela, mas do governador de Goiás”, concluiu.
Marconi Perillo responde aos comentários de Rui Falcão
O governador Marconi Perillo divulgou uma nota oficial comentando o posicionamento do presidente nacional do PT Rui Falcão, em passagem pela capital de Goiás, sobre a relação do governo estadual com a presidente Dilma Rousseff.
O governador de Goiás afirmou que todos os goianos são testemunhas do respeito e da busca de parceria proposta por ele com o governo federal, e também com os prefeitos goianos do PT.
Confira abaixo o posicionamento de Marconi Perillo:
“Lamentavelmente, o Dr. Rui Falcão, presidente nacional do PT, pessoa por quem tenho respeito e admiração, foi induzido ao erro, durante sua passagem por Goiânia e acabou, sem querer, ele próprio fazendo confusão. Os goianos são testemunhas do mais alto respeito que tenho mantido não só com a presidente Dilma Rousseff, bem como com todos os integrantes do governo federal e aos prefeitos do PT em Goiás”.
Segundo Marconi, ele nunca se portaria de tal maneira, por haver uma postura respeitosa e republicana com todos os governos, e não de fazer confusão, a ressaltar com o governo da presidente Dilma.
“Jamais usei ou usaria um segundo sequer do meu tempo de governador, que já é extremamente escasso, para criticar ou tentar atrapalhar quem quer que seja”.