Que o atleticano está entusiasmado com o time, todos sabem. O time é o líder da Série B do Brasileirão com 55 pontos e já não conquista outro resultado que não seja a vitória a dois jogos. Na sexta-feira (14), o time rubro-negro tem um novo confronto no estádio Olímpico, lugar que vem levando ótimos públicos.

No primeiro jogo do Dragão na nova casa, a torcida fez bonito com os inesperados 10.295 pagantes, no empate por 1 a 1 contra o Joinville. Na partida seguinte, após vencer o CRB fora de casa, a festa já estava mais que premeditada. Na goleada sobre o Avaí, por 3 a 0, 9.888 torcedores pagaram para ver o time campineiro.

Do outro lado, Goiás e Vila Nova vivem momentos delicados na Série B. O Goiás não agrada o seu torcedor ao ainda correr o risco de ser rebaixado para a 3ª divisão do futebol nacional, mesmo possuindo o terceiro elenco mais caro da segundona. Perdida, a diretoria esmeraldina não cumpre suas promessas de títulos e ainda, não querendo cobranças pelos insucessos, acusa a imprensa de conturbar o ambiente esmeraldino.

Ainda no clássico, ao contrário do rival, o Vila Nova vive um bom momento na classificação (de acordo com seu objetivo inicial) e está conseguindo atingir os seus objetivos na competição nacional. O único problema do time colorado está fora de campo, nos bastidores. O agora ex-presidente Gutemberg Veronez renunciou ao comando do clube bem no primeiro dia da semana pré-clássico.

Passadas as apresentações, vamos ao que interessa. Qual duelo levará mais público nesta semana: a partida que reúne as duas maiores da capital, Goiás x Vila Nova; ou o jogo que vale a manutenção na liderança da Série B, Atlético x Paysandu?

Escalamos nosso experiente time de comentaristas para opinar. O resultado foi quase unânime.

torcida atletico olimpicoATLÉTICO X PAYSANDU

Dos seis comentaristas indagados, cinco arriscaram que Atlético x Paysandu levará um publico maior que o clássico Goiás x Vila Nova. Evandro Gomes, Marcelo Borges, Ledes Gonçalves, Charlie Pereira e Nilton César expuseram suas opiniões sobre a expectativa de público das partidas de sexta e sábado.

evandro gomes 12 10

EVANDRO GOMES

“Eu até discuti isso com o Édson Rodrigues e o Charlie Pereira, a respeito do público para este final de semana. Atlético x Paysandu, sexta-feira, 20h30, estádio Olímpico. A perspectiva pode passar dos nove mil torcedores que o Dragão levou na última partida contra o Avaí. É claro que pode! É o momento que o Atlético vive. É o momento que o Atlético atravessa como líder do Campeonato Brasileiro da Série B.

Enquanto que no outro jogo o torcedor do Goiás já não acredita mais na possibilidade de ver o time ascender à Série A, apesar de estar em uma recuperação. Então o esmeraldino fica pensando: ‘meu time não cai, mas também não sobe’. O torcedor do Vila Nova da mesma forma! E os vilanovenses ainda têm contra si o fato do time estar sem seis jogadores considerados titulares.

Acredito que o público do Atlético pode ser sim muito maior que o clássico de sábado entre Goiás e Vila Nova. Mas é melhor esperar! Falo isso em condições normais de tempo. Se não chover, nem na sexta, nem no sábado.”

marcelo borges 12 10MARCELO BORGES

“Eu não tenho nenhuma dúvida! No futebol, a vida é momento. Se analisarmos os dois últimos jogos do time atleticano no estádio Olímpico, o torcedor foi muito participativo. E esse Goiás x Vila Nova, que deixa muita à desejar pela desenvoltura das equipes no Campeonato Brasileiro, ambas com 40 pontos, eu aposto no jogo do Atlético, no Olímpico, com um público maior que o de sábado, no Serra Dourada.”

ledes goncalves 12 10LEDES GONÇALVES

“Estamos aí diante de uma encruzilhada em termos de públicos em clássicos. Vila Nova x Goiás sempre provocaram uma discussão em número de torcedores e etc.. O Vila até faz uma boa campanha, mas o Goiás está em uma maré que, convenhamos, precisa melhorar muito para crescer a confiabilidade para o seu torcedor.

Já o Atlético, vivendo em um mar de rosas, vai aí sinceramente mostrando todo o seu valor no novo Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira. Acredito que o Atlético, no momento, vai levar um maior público ao Olímpico. A campanha de Vila Nova e Goiás, sobretudo o Goiás, não chamam muita atenção e não é um confronto para atrair um grande público.”

charlie pereira 730CHARLIE PEREIRA

Os números estão à favor do Atlético. Se for pra cravar em uma coluna, acredito no jogo Atlético x Paysandu. Teremos próximo de dez mil pessoas no Olímpico. Já Goiás x Vila Nova eu diria que teremos um público de cerca de sete mil torcedores. Pra cravar em uma das colunas eu vou no jogo do Atlético.

O entusiasmo pelo acesso tão próximo, a briga pelo título pelo do Campeonato Brasileiro da Série B e, principalmente, a lua de mel do torcedor rubro-negro com o Olímpico fazem para mim esse jogo ter um apelo maior que o do clássico entre Goiás x Vila Nova, que marca o encontro de dois times que estão no meio da tabela”.

nilton cesar 730NILTON CÉSAR

“Dentro da minha visão, fico com o jogo do Atlético x Paysandu. Haja visto que somando os dois últimos jogos, o Atlético conseguiu levar mais de 20 mil torcedores. Foram cerca de dez mil pagantes em cada jogo, diante de Joinville e Avaí.

Vale lembrar que o Atlético briga por título e acesso. Já Goiás e Vila Nova não almejam mais nada em termos de classificação à elite do futebol brasileiro. Dentro de minha avaliação, penso que o público do Atlético na sexta-feira à noite será maior que o público entre Goiás e Vila Nova no estádio Serra Dourada”.

 

goias vila marcellodantasGOIÁS X VILA NOVA

Coube ao comentarista Nivaldo Carvalho a missão de se opor a todos e arriscar o seu palpite no duelo entre Goiás e Vila Nova. Vale lembrar que no primeiro turno da Série B deste ano, Goiás e Vila Nova duelaram no Serra Dourada.

A partida válida pela 12ª rodada teve o pequeno público de 5.284 pagantes. Naquele momento, os dois clubes estavam em situações parecidas com as atuais. O Vila era o 14º, com 14 pontos e o Goiás estava na 15ª colocação, com 13.

nivaldo carvalho 12 10NIVALDO CARVALHO

“Apesar de entender que há muito tempo essa partida entre Goiás e Vila Nova deixou de clássico, desde 1980, já que falta o elemento principal: a equiparação de forças; não acredito que o público desse jogo seja menor que o jogo entre Atlético x Paysandu. Se isso acontecer, será uma vergonha!

Dois times da capital, que detém as duas maiores torcidas, contra um time que tem uma torcida jogando diante de um time que não é atração em nenhum lugar, além do Pará. Acredito então que o público de sábado será maior que o de sexta-feira. Caso aconteça o contrário, não terá cabimento, lógica e nem explicação”.