Revelado pelo Vila Nova, em 2007, o volante Fernando conquistou no último domingo (03), em Portugal, o bicampeonato português. O jogador autua no Futebol Clube do Porto, equipe que ainda conta com o talento dos brasileiros Hulk, Elton, Sousa, Válber e Maicon

 

Em entrevista ao repórter Rafael Bessa, o jogador comentou a satisfação de gritar é campeão pela segunda fez com a camisa do Porto.

“Foi fantástico eu já havia sido campeão português uma vez. Foi meu segundo titulo, sendo na casa do Benfica foi ainda mais especial”, destaca.

O Porto conquistou o titulo antecipadamente ainda restando cinco rodadas para o final da competição. Sem modéstia, Fernando diz que o clube não teve dificuldades para ficar com o troféu.

“Esse titulo foi um pouco mais fácil. Com três rodadas nós já estávamos a nove pontos na frente do Benfica. Fizemos vinte e três jogos, com vinte e uma vitórias e dois empates. Por isso, eu acho que foi mais fácil que o outro”,afirma.

A equipe portista pode ser considerada uma das melhores do continente europeu. No elenco, jogadores experientes e novos talentos. Fernando se mostra satisfeito por atuar ao lado de grandes jogadores.

“È especial estou jogando com eles (Hulk, Elton, Maicon, Sousa, Valter)
há três anos. São jogadores fantásticos que os admiro muito pelo futebol que jogam e pelas pessoas que são. “Espero que juntos possamos conquistar mais títulos, ainda temos a Liga Europa e Taça de Portugal para jogarmos”, aponta.

Adaptação na Europa

Com apenas 19 anos, Fernando trocou o Vila pelo Porto. A vida do jogador mudou consideravelmente, mas segundo o atleta não foi difícil adaptar-se a nova realidade.

“Aqui convivemos muito bem, é um país de língua portuguesa isso ajuda bastante. No começo, foi meio complicado devido ao frio. Em Goiânia, é muito quente, quando cheguei (em Portugal) sentiu um bocado porque aqui é muito frio”, explica.

Fernando não esconde a felicidade ao viver o melhor momento de sua carreira, mas segundo o jogador ele ainda tem uma divida de gratidão com o clube que o revelou para o futebol.

“Ainda acho que devo muito ao Vila. Espero que um dia eu possa voltar e retribuir tudo que o Vila fez por mim e o que a torcida e todos fizeram por mim”, reconhece.

Futuro

Continuar brilhando com a camisa do Porto e conquistar uma vaga na seleção brasileira são os principais objetivos do jogador.

“Estou trabalhando muito para quando chegar a oportunidade eu agarrar. È complicado, a seleção brasileira têm grandes jogadores isso dificulta um bocado, mas eu sei do meu potencial, vou continuar trabalhando, fazendo o meu melhor para quando chegar minha oportunidade lá”,vislumbra.

Fernando ainda diz ter aprendido muito desde que chegou ao Porto. O jogador destaca a cobrança e a dedicação de todo elenco.

“Aqui (em Portugal) eu aprendi muito, o porto é uma equipe muito competitiva, luta sempre para ganhar. Quando perdemos uma partida parece que estamos vivenciando um enterro”, explica.

Fernando sente – se bem no Porto, mas não destaca a possibilidade de trocar de equipe

“O objetivo de todo jogador é sempre conseguir o melhor possível. Trabalho para conseguir melhores propostas profissionais. Espero conseguir chegar à seleção brasileira que é meu grande sonho”, pondera.

Adaptado ao estilo lusitano, o ex- vilanovense traça comparações entre o futebol português e o brasileiro.

“O futebol português é mais rápido, corrido. O futebol brasileiro é mais pausado, mais técnico, aqui não, é mais força, velocidade e técnica”, justifica.

Retorno

Demonstrando gratidão com o Tigrão, o meia diz que pretende atuar por longas temporadas na Europa, mas um dia quer voltar as origens e ajudar o Vila Nova.

“Espero fazer uma longa carreira na Europa, quero buscar outros objetivos na minha vida. Quando voltar quero estar bem para ajudar meu time, meu querido Tigrão”

Ficha técnica

Nome: Fernando Francisco Reges
Data de nascimento: 25.07.1987
Naturalidade: Brasília (DF)
Altura: 1,82 mt
Posição: Volante

Clubes: Vila Nova – GO, FC Porto – Portugal, Estrela Amadora – Portugal

Títulos: Campeonato Sul Americano (Sub 20) 2007, Campeonato Português: 2009, 2011, Copa de Portugal: 2009
Supercopa de Portugal: 2009