Uma ecobarreira instalada no Rio das Moças, em Saquarema, litoral do Rio de Janeiro, recolheu mais de 400 quilos de lixo em pouco mais de 3 meses. Este dispositivo impede que resíduos como plásticos, isopor, tecidos, televisões, cadeiras, balões e bonecas cheguem ao mar.

A ecobarreira é uma estrutura simples composta por galões flutuantes que bloqueiam a passagem de lixo pelo rio. Os resíduos acumulados são coletados periodicamente e passam por uma triagem. Materiais recicláveis são entregues a catadores locais, enquanto o restante é separado para a coleta municipal de resíduos sólidos. A ecobarreira foi construída pelo ativista Diego Saldanha, conhecido por instalar equipamentos semelhantes em Curitiba, Paraná.

“Ações como a Ecobarreira não apenas coletam resíduo, mas dão visibilidade para as nossas águas, levando consciência para a população do seu entorno sobre como hábitos cotidianos simples podem ser mudados para a melhoria da saúde do planeta e, consequentemente, para o bem-estar das pessoas”, comentou Fernanda Muller, Diretora do Instituto APRENDER Ecologia, que coordenou a ação no Rio de Janeiro.

O projeto em Saquarema contou com a participação do Instituto APRENDER Ecologia, ONG Mar Sem Lixo, Ecolocal Brasil e a Prefeitura de Saquarema. A WSL One Ocean viabilizou a instalação, envolvendo 12 instituições em uma rede de cooperação para conscientizar a sociedade sobre a poluição nas águas.

Eventos de conscientização

Durante o projeto, cinco eventos de sensibilização foram realizados. Um destaque foi a transformação do lixo recolhido em 50 quilhas para pranchas de surfe, entregues à Associação de Surf de Saquarema para premiações.

Saquarema, parte do Bioma da Mata Atlântica, abriga ecossistemas como manguezais, lagoas, dunas, restingas e florestas. Apenas 12% da Mata Atlântica está preservada no Brasil, um bioma essencial para 70% da população, fornecendo serviços ecossistêmicos como abastecimento de água e regulação climática.

O objetivo é buscar apoio contínuo para a manutenção da Ecobarreira, perpetuando o legado ambiental para a comunidade do Rio das Moças e de Saquarema.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Leia também: