Quatro municípios goianos têm apenas um candidato a prefeito nas eleições 2020. As cidades são: Araçu, Davinópolis, Panamá e Mairipotaba. A situação é mais tranquila para os candidatos que vão precisar gastar menos sola de sapato, saliva e dinheiro.

A legislação eleitoral não prevê nenhum dispositivo específico sobre candidatura única e não condiciona a validade de uma eleição a um determinado percentual de comparecimento do eleitorado apto a votar.

De toda forma, os candidatos não estão eleitos, pois segundo a legislação, mesmo havendo apenas um candidato, é necessária a realização da votação e se ninguém ou o próprio candidato votar na única opção disponível, será preciso organizar uma nova eleição. Brancos e nulos não são considerados.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Araçu tem 4 mil 512 eleitores, o único candidato a prefeito na cidade é Milton M10 (PSD). Davinópolis tem 3182 eleitores, o nome para a disputa é Diogo (Podemos).

Já o município de Mairipotaba tem 2593 pessoas aptas a votar e o candidato solitário é Carlos Henrique (PP). Por fim, Panamá de goiás tem 2 mil 393 eleitores, e o único nome para a disputa é de Zé Willian (PL).

O número com cidades que tem apenas um candidato em Goiás nas eleições 2020 é o mesmo do pleito de 2016, ou seja, quatro. No entanto, os locais foram diferentes: Vianópolis, São João da Paraúna, Mutunópolis e Moiporá.

Brasil

Em todo o país são 106 cidades com apenas um candidato a prefeito. Os candidatos únicos são filiados a 23 partidos, sendo que MDB (18), PP (14) e PSDB (12) são as siglas mais frequentes. O número é superior ao das eleições de 2016 quando o fato aconteceu em 97 municípios brasileiros. Já em 2012 foram 108 cidades.