O Educação desta segunda-feira (15) aborda “O que leva alguém a ser professor?”. O Programa da Sagres TV avalia com profissionais da área e estudantes de Pedagogia o cenário da profissão e os desafios de exercer a carreira nas redes pública e privada de ensino no Brasil.

O programa Educação vai ao ar sempre às segundas-feiras, às 20h, na Sagres TV. Na edição desta noite, a jornalista Laila Melo pergunta ao professor de História e Geopolítica, Norberto Salomão, o que o fez escolher a profissão. “Eu fazia o curso de Direito, mas eu não gostava do curso. Eu me identificava mais com matérias como filosofia e deixava de pegar Direito Penal para pegar o crédito de história das artes”, conta Norberto.

Referência em sua área de atuação em Goiás, o professor começou na sala de aula aos 20 anos, mesmo sem formação para a carreira. Pois, segundo ele, a carência da profissão permitia que, na época, a Secretaria de Educação autorizasse o exercício da profissão em “caráter precário”.

“Aí eu fui começando a minha carreira e me apaixonei. A primeira vez que eu entrei numa sala de aula, eu falei: é isso que eu quero fazer. Depois, rememorando um pouquinho, eu me lembrei que desde o quinto ano eu dava aula para os meus colegas, eu tirava dúvidas dos meus colegas, então parece que a coisa já estava impregnada. Isso gerou em mim uma crença de que a gente não se torna professor, a gente nasce professor”, diz.

E quem ainda quer ser professor no Brasil hoje?

O programa vai abordar o atual perfil do professor brasileiro, que são pessoas que se preocupam com a sociedade e acreditam que a paixão por ensinar são valores fundamentais para quem quer seguir na profissão. Os outros temas são: os desafios das redes públicas e privadas de ensino, a formação dos professores e o possível apagão de professores no país em 2040. Ou seja, as estimativas apontam um déficit de 235 mil docentes nas escolas do Brasil num período de 16 anos. Come esses assuntos em pauta, o programa vai discutir o que leva alguém a ser professor no Brasil hoje em dia.

Os convidados do programa são Lueli Nogueira Duarte, diretora da Faculdade de Educação da UFG; Hélder Eterno, doutor em educação; Marlei Fernandes, vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE); Gilson Reis, coordenador-geral da CONTEE, Além de alunos e professores do curso de pedagogia de uma universidade de Goiânia.

Confira a terceira edição do programa Educação nesta segunda-feira (15), às 20h, na Sagres TV ou no canal do Sistema Sagres no YouTube.

Confira edições anteriores do Educação: